Entenda como as técnicas de SEO podem te ajudar a impulsionar os negócios em 2021

Nos últimos anos, as técnicas de SEO vêm ganhando espaço no mercado. A pandemia trouxe um avanço na utilização dos serviços digitais, e com as restrições das atividades presenciais, diferentes setores começaram a explorar seus negócios neste novo ambiente virtual.

Um levantamento realizado pela PayPal Brasil e a consultoria de pesquisas BigData Corp mostrou que o comércio eletrônico cresceu 40,7% entre os anos de 2019 e 2020, alcançando 1,3 milhão de lojas virtuais. Além desse movimento, os consumidores também ficaram mais exigentes, é o que aponta um estudo realizado pela Edelman Trust Barometer. Os dados mostram que cerca de 97% dos brasileiros entrevistados esperam que as empresas façam mais do que apenas vender, e se engajem nas questões sociais, ajudando na resolução de problemas.

SEO

Seja através de conteúdos como blogs, posts nas redes sociais ou até mesmo vídeos, o mais importante é que as empresas consigam ser achadas pelos consumidores nos mecanismos de busca como o Google, e aí que entram as técnicas de SEO. Em toda essa onda de mudanças, essa ferramenta pode (e DEVE) ser utilizada de forma estratégica, para que as corporações possam mostrar o seu trabalho e divulgar o que REALMENTE estão fazendo no mercado.

SEO na prática

Para aqueles que ainda não conhecem, SEO é a sigla de Search Engine Optimization, em português sua tradução significa otimização de sites para mecanismos de busca. Basicamente, esse é um conjunto de técnicas e orientações que têm como objetivo principal melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca.

Só que antes de se preocupar com a aplicação estratégica dessa ferramenta, é muito importante preparar toda a comunicação e o marketing da sua empresa, para que você consiga reverter essas técnicas em resultados efetivos. De nada adianta investir em SEO se a sua empresa não possui um plano de marketing que integre todos os canais de comunicação, ou até mesmo se o seu site não apresenta um layout eficiente e de fácil navegabilidade.

Antes de pensar no Google, é preciso pensar no USUÁRIO!

Por trás dos buscadores, dos sites e das vendas estão as pessoas, são elas que irão utilizar e consumir todo esse conteúdo, por isso a importância de pensar na jornada de contato digital dela com a sua empresa. Para ranquear um site, ou seja, mostrá-lo nas primeiras páginas do Google, existem alguns critérios analisados e boa parte deles estão diretamente conectados com a experiência do usuário.

Técnicas de SEO mais relevantes

Cumprida a etapa anterior e com o planejamento de comunicação em mãos, existem algumas técnicas que são mais relevantes e podem te ajudar a melhorar a experiência do usuário e alcançar uma posição melhor nas buscas do Google. Confira a seguir as dicas que preparamos para você:

  • Site de qualidade com conteúdo relevante

Ao pesquisarem algo na internet, as pessoas esperam encontrar sites, blogs ou até mesmo vídeos que ofereçam um conteúdo de qualidade, que seja relevante e os ajude a resolver seus problemas ou até mesmo entenderem mais sobre determinado tema ou questão.

Se elas não encontrarem um site preparado para isso, que seja de fácil acesso, com um conteúdo bem construído e com fontes confiáveis de informação, certamente o abandonarão.

Outro ponto que precisa ser observado é a velocidade de carregamento e a responsividade do seu site, ou seja, se ele garante uma boa navegabilidade nos dispositivos móveis. De acordo com dados do próprio Google, uma página que demora mais de 10 segundos para carregar tem uma taxa de rejeição de mais de 120%.

  • Palavras-chave e organização

Em conjunto com a etapa anterior, tanto no processo de construção do site quanto na geração de conteúdos relevantes, trabalhe com o planejamento e a aplicação de palavras-chave.

Antes mesmo de começar a construir os materiais, é preciso entender como o seu cliente ou lead procura as informações no Google, que palavras ele usa, quais são as principais dúvidas que ele tem. Ferramentas como o Keyword Planner ou até mesmo o Google Trends, podem te ajudar nesta tarefa.

Mas lembre-se, não basta pesquisar as palavras-chave e jogá-las nos textos, é preciso saber aplicá-las de forma estratégica para que tornem o conteúdo relevante e sejam identificadas pelos algoritmos do Google.

  • O impacto das URLs

Esse é um ponto que muita gente acaba deixando de lado no planejamento dos sites ou blogs, mas que é essencial para que os mecanismos de pesquisa consigam encontrar os seus conteúdos. As URLs precisam ser construídas de forma “amigável”, ou seja, devem explicar claramente qual o tipo de conteúdo que a página irá apresentar para os visitantes.

Por exemplo, se o seu post vai explicar sobre como aplicar SEO em sites corporativos, ao invés de usar uma URL como essa, toda bagunçada:

https://www.agenciapave.com.br/arquivo.asp.1258?ref039852=8741258

Você deve criar uma URL que seja de fácil identificação como essa:

https://www.agenciapave.com.br/como-aplicar-seo-em-sites-coporativos

Viu só a diferença?

Em um cenário digital que se apresenta cada vez mais competitivo, a sua empresa não pode continuar tocando a comunicação de qualquer jeito. Em 2021, estruture um plano com ações de marketing integradas, invista no contato e no relacionamento com seus clientes e faça a diferença no seu segmento.

Agora que você já sabe a importância das técnicas de SEO e como elas pode ajudar a impulsionar os negócios da sua empresa, venha bater um papo com a nossa equipe e saiba como nós podemos te ajudar a estruturar um planejamento de comunicação completo e otimizado.

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