É hora de revisitar o Planejamento de Comunicação da sua empresa

A falta de um planejamento de comunicação pode comprometer os resultados de boa parte das ações e metas traçadas para uma organização. Com um plano estruturado já é difícil obter resultados, imagine sem um norte para seguir. A correria para resolver as pendências do ano passado e a urgência de compensar os prejuízos gerados pela crise, fez com que muitas empresas e gestores deixassem o planejamento para depois.

Segundo dados do DCI, o planejamento de comunicação ajuda na otimização de verbas de marketing e pode gerar uma economia de 30% para empresas, mas ainda é praticado por apenas por 10% das companhias brasileiras. Mesmo que tarde, é possível começar a traçar as rotas para efetivar a comunicação da sua organização. Claro que o quanto antes você fizer isso, menos problemas você terá.

Planejar significa traçar caminhos para viabilizar um objetivo. Na comunicação, este passo torna-se ainda mais importante, afinal para que ela realmente gere os resultados esperados é preciso ter metas definidas e processos bem delineados, entendendo qual ponto a empresa está e onde pretende chegar. O planejamento estratégico de comunicação é uma peça fundamental na estruturação do business, com ele é possível estabelecer uma linha clara de apresentação da empresa no mercado, reforçar os valores e objetivos dentro da organização, além de dar uma forcinha para as equipes de vendas, marketing e até RH.

Com o encerramento deste semestre, já é possível revisar o budget e analisar o desempenho da empresa como um todo, para ver como desenrolaram os negócios durante esse período. A partir deste ponto fica mais fácil ver quais caminhos não deram certo e entender o porquê, além de ver quais as opções disponíveis para o planner e traçar novas metas e processos para o segundo semestre.

Comece hoje mesmo a startar o seu planejamento de comunicação

Para elaborar um planejamento de comunicação corporativa é necessário revisitar os objetivos da organização, definir as prioridades e a partir disso, começar a estruturar um plano que esteja atrelado ao planejamento estratégico da empresa. Cada ação, seja ela de comunicação interna, mercadológica ou institucional, exige um determinado direcionamento com relação a mensagem que será transmitida, os canais que serão utilizados e, inclusive, a análise e mensuração desse retorno.

Por isso a necessidade de ter muito bem definido e claro, não só para os gestores como para toda a equipe, os objetivos da organização e a forma que ela irá atuar no mercado durante aquele período. Isso irá facilitar a rotina, além de aumentar as chances da equipe de obter resultados positivos, tanto no cumprimento de metas internas quanto nas vendas.

Revisão para o segundo semestre

Para aqueles que já fizeram o planejamento de comunicação no começo do ano, é preciso dar uma revisada, olhar o que deu certo e o que precisa ser melhorado. O primeiro passo aqui é analisar novamente os relatórios e mensurações referentes ao período e checar os resultados obtidos com cada ação, campanha lançada ou até mesmo os materiais de fluxo produzidos. Se as metas propostas definidas lá no começo do ano foram alcançadas, siga em frente, trace objetivos mais altos e não esqueça de todo mês fazer uma análise pontual do que foi realizado.

Se por algum motivo o plano de comunicação não tenha dado certo, é preciso entender o porquê, se houve algum problema na hora de aplicar as ações, se elas não foram bem mensuradas ou até mesmo se o que foi proposto ainda não está condizente com o público que a marca deseja alcançar.

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Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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