Vamos falar de planejamento?

O ano já está quase acabando, muitos projetos já estão sendo finalizados e novas oportunidades começam a aparecer para o ano que vem. Mas a pergunta que não quer calar, você está realmente preparado? Pois é, o planejamento é um passo essencial para a saúde do seu negócio, e quando o assunto é comunicação, ele realmente não pode faltar.

Por que ter um planejamento estratégico é importante?

O planejamento estratégico de comunicação é uma peça fundamental na estruturação do business, independente da área de atuação. É ele que irá garantir a efetividade da comunicação da empresa com o mercado, o contato com os clientes e o real entendimento da imagem da organização do lado de fora.

Outro ponto relevante do planejamento é que ele irá realizar a integração das ações de comunicação com o propósito do branding da marca. Afinal, todos os esforços e ações precisam convergir para um mesmo objetivo. A comunicação, tanto interna quanto externa, precisam estar devidamente alinhadas e caminhar juntas para promover o crescimento da empresa como um todo.

Em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam se organizar para trabalhar com budget reduzido, comprovar investimentos e tomar decisões assertivas reduzindo ao máximo a possibilidade de erros ou ônus. Para que os projetos ganhem força e os resultados sejam realmente satisfatórios e controlados é preciso fazer do planejamento um hábito, traçando planos de marketing digital e comunicação.

Primeiros passos para um planejamento

Antes de mais nada é preciso começar a estruturar o planejamento organizando informações básicas como:

  • Qual o planejamento estratégico da empresa?
  • Quais as principais metas e objetivos para o próximo ano?
  • Quais públicos a empresa que impactar com a comunicação?
  • Quais insumos e dados eu tenho e que podem ser aproveitados para a minha comunicação?

Por exemplo:

  • Quais ações positivas a empresa realizou ao longo do ano?
  • Quais lançamentos (produtos, serviços, etc) estão por vir?
  • O que pode destacar a empresa de forma positiva no mercado?
  • Quais foram os pontos negativos que a empresa se envolveu?

É muito importante que o planejamento de comunicação esteja alinhado com o planejamento estratégico da empresa, isso irá garantir que as ações e resultados caminhem de acordo com o objetivo traçado pelos gestores.

Passe para o papel o seu plano de comunicação

Depois de entender o objetivo do planejamento é necessário passar para o papel todas as questões que foram respondidas anteriormente. Para o planejamento funcionar é preciso estruturar todas as informações e, a partir delas, listar os seguintes pontos:

  • Traçar metas
  • Estabelecer prazos para a execução de cada ação
  • Direcionar responsáveis para cada uma das tarefas
  • Engajar a equipe de forma geral e delegar funções para cada um dentro deste processo

E é claro, as respostas-chave que não podem faltar e DEVEM estar muito claras na cabeça de todos os envolvidos:

Onde estamos?  Para onde estamos caminhando? Onde queremos chegar?

Depois de responder essas perguntas e realizar a estruturação desses passos você vai estar pronto para colocar a mão na massa e começar o trabalho. Os resultados positivos e efetivos de uma empresa dependem de um bom planejamento, muito foco e trabalho duro. Então não fique esperando, comece o seu agora mesmo.

A Agência Pavé é uma agência de comunicação especializada em comunicação corporativa e atua desde o planejamento até o desenvolvimento e crescimento de objetivos estratégicos para a sua empresa. Venha tomar um café com a nossa equipe e conheça mais do nosso trabalho!

Texto de Giovanna Sapienza29

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment