No mundo corporativo todas as ações de uma empresa no mercado precisam estar estreitamente alinhadas para garantir a assertividade dos resultados. Com a comunicação não é diferente, quando pensamos em campanhas de divulgação voltadas a este setor, é preciso analisar bem as ações antes de executá-las.
É aí que entra o planejamento!
Uma ideia só se torna fantástica quando é bem comunicada, e isso envolve uma série de questões como o direcionamento da mensagem para o público certo, por meio dos canais corretos e compartilhada na hora exata. Construir um plano de comunicação corporativa permite que a sua empresa se comunique com o mercado de uma forma mais estratégica, viabilizando ações estruturadas e eficientes.
Por que um planejamento de comunicação corporativa é importante para a minha empresa?
O planejamento de comunicação é a ferramenta que irá auxiliar a sua empresa a coletar e organizar as principais informações a respeito do mercado e de seus clientes. Além disso, ele irá te ajudar a traçar os principais caminhos para a comunicação da organização e mapear as melhores soluções para o seu negócio.
Atuar sem um plano é como caminhar sem rumo, além de gastar energia à toa, a empresa não chegará a lugar algum. É o planejamento que irá dar um propósito concreto às ações e criar uma sustentação para as decisões de toda a equipe. A vantagem competitiva também é outro fator de destaque, afinal, com campanhas e ações bem planejadas é possível atuar com maior assertividade, alcançar o público certo e consequentemente se destacar mais no mercado.
Como elaborar um plano de comunicação corporativa?
Cada ação, seja ela de comunicação interna, mercadológica ou institucional, exige um determinado direcionamento com relação a mensagem que será transmitida, os canais que serão utilizados e, inclusive, a análise e mensuração desse retorno. Para isso é preciso entender muito bem os objetivos da empresa, o que ela pretende e a forma que irá atuar no mercado durante aquele período.
Em conjunto com as lideranças da organização, a agência entende as metas da empresa e constrói um planejamento adequado aos seus objetivos. De forma bem resumida, a princípio é importante identificar os stakeholders, conhecer suas necessidades, expectativas e ponto de encontro com a empresa. Feito isso, as campanhas, ações estratégicas e mensagens serão construídas de acordo com os objetivos estabelecidos, sempre prezando pela correta utilização do discurso público da organização. Ao final de cada ação realizada é importantíssimo aplicar uma análise concreta e a mensuração dos resultados de cada campanha para, justamente, entender se a equipe está no caminho certo e se os objetivos estão sendo alcançados.
Passo a passo para estruturar o seu plano de comunicação
Separamos algumas dicas para você começar hoje mesmo a estruturar o plano de comunicação da sua organização. São alguns insights que você pode usar para uma reunião com a sua equipe, debater a respeito e começar a traçar um esboço do planejamento. Confira:
- Projete um plano e revisite seus objetivos
Ao término de cada semestre revisite seu planos e objetivos de médio a longo prazo. Reveja as propostas a cada quarter, para assim conseguir entender melhor o que foi feito, o que não foi e o que precisa ser mudado.
- Defina metas reais e elenque as prioridades do processo
Para essa etapa, leve em conta fatores relevantes como o momento da empresa, a qualificação e preparo da equipe, além da estrutura e escalabilidade da organização. Projete as metas de forma lúdica e atrativa para que todos possam entender e para que sejam usadas na definição das prioridades.
- Monte um planejamento de comunicação atrelado ao plano estratégico do negócio
Não deixe de estabelecer passos básicos e fundamentais como:
- O entendimento de como realizar cada etapa do processo;
- Quando startar as ações;
- Quais canais utilizar;
- Como a empresa quer chegar.
- Valide e revalide o plano com as áreas envolvidas
Faça com que as demais células e equipe participem e sintam-se parte do processo, em especial quando de fato serão responsáveis por demandar tarefas ou validar materiais.
- Respeite o budget e comprove o investimento
Transparência e utilidade são essenciais nesse processo. A comunicação deve ser estratégica e útil, sua validação e comprovação é tão necessária como em outras áreas das empresas.
- Analise riscos e prejuízos
Ações não planejadas tendem a gastar mais, principalmente se forem executadas fora do prazo ou aglutinarem erros de execução. Tenha certeza de que todos as etapas e processos do plano de comunicação foram analisadas e revistas.
A Agência Pavé é uma agência de comunicação especializada em comunicação corporativa e atua desde o planejamento, até o desenvolvimento e crescimento de objetivos estratégicos para a sua empresa. Venha tomar um café com a nossa equipe e veja como nós podemos ajudar no plano de comunicação da sua empresa.