Comunicação como ferramenta fundamental para a ampliação da diversidade e inclusão nas organizações

A diversidade e inclusão nas organizações é um tema que vem sendo amplamente discutido no mercado e leva muitas empresas a repensarem seus valores, espaços, padrões e comportamentos. O que antes funcionava, hoje já não é mais válido. Os tempos mudaram e as corporações precisam se posicionar e agir de acordo com a nova realidade social.

A comunicação é uma ferramenta essencial para trabalhar e difundir essa temática no mundo dos negócios, mas para que ela realmente funcione, é preciso haver uma sinergia e um esforço em conjunto de diversas áreas de uma organização. Além de impactar no ambiente corporativo interno, nas áreas de produtividade e engajamento dos colaboradores, ela também interfere na relação com o mercado, na forma que a marca se apresenta e se comunica com os consumidores.

Segundo pesquisas e estudos da Mckinsey, líder mundial em consultoria empresarial, as organizações que valorizam e adotam a diversidade em sua cultura corporativa, tendem a apresentar melhor performance financeira e lucrar 25% mais. Além de ser um diferencial competitivo, a diversidade e a inclusão ajudam as empresas a conquistarem profissionais de maior talento e aumentarem a satisfação dos clientes e dos funcionários.

Diversidade e inclusão nas organizações

A aplicação dos conceitos de diversidade e inclusão precisam ser trabalhados em conjunto, afinal, de nada adianta ter uma empresa que tem diversidade, porém não dá voz aos seus colaboradores. A tão desejada inovação e a troca de ideias disruptivas só podem surgir no ambiente corporativo, se houver espaço para isso.

É aí que entra a comunicação, que tem como papel principal envolver os colaboradores e fazer com que se sintam parte deste ambiente, participem dos processos e colaborem com ideias e soluções. Mas para que isso não fique “apenas no discurso”, é preciso inserir esses conceitos na Cultura Corporativa e envolver desde a alta gestão até os funcionários.

Para cumprir com esse desafio, os departamentos de Comunicação e RH precisam trabalhar juntos, e fazer com que essa postura vire uma realidade dentro e fora da empresa. Ter uma equipe diversa e inclusiva vai além de cumprir com regras legais, ela aumenta o engajamento, facilita a troca de ideias no ambiente corporativo, reduz conflitos e, consequentemente, valoriza o desempenho da organização no mercado.

Comunicação inclusiva

Outro ponto de destaque nesse tema, é a comunicação inclusiva que trata de como as empresas trabalham esse conceito no mercado. Uma comunicação é inclusiva quando se torna acessível para diferentes pessoas e garante que todos possam consumi-la, usando uma linguagem e um visual de amplo entendimento.

Com essa postura implantada dentro da Cultura Corporativa, é preciso garantir que os diferentes públicos de contato da marca também recebam e compreendam os conteúdos que a empresa compartilha, principalmente na comunicação interna e nos meios digitais.

É preciso ficar atento para não reproduzir estereótipos, sempre usar termos acessíveis, trabalhar um visual/design que apresente uma representatividade, sempre respeitando e valorizando a pluralidade da população.

A diversidade e inclusão nas organizações é um conceito que precisa estar contido na estrutura, no DNA das empresas. Precisa ser vivido todos os dias e estar presente nos pequenos contatos. Adotar uma postura e uma comunicação inclusiva é mais do que um diferencial, é uma responsabilidade!

FONTES: ABERJE | MCKINSEY | Web para todos

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