5 Tendências de marketing para ficar de olho em 2022

A transformação digital já faz parte do nosso dia a dia, mesmo sem percebermos, e na área da comunicação essa realidade não é diferente.

Uma boa prova disso é um estudo feito para o relatório Global State of Marketing, onde 8.200 profissionais do setor foram ouvidos pela Salesforce entre maio e junho deste ano em 37 países (incluindo o Brasil).

Para 80% dos entrevistados, a pandemia mudou a maneira das marcas se comunicarem com o público e impactou diretamente em suas estratégias de engajamento digital.

Também segundo a pesquisa, os profissionais de marketing estão abrindo novos caminhos à medida em que priorizam a inovação, a transformação digital e um futuro de trabalho a partir de qualquer lugar.

Confira as principais tendências do setor apontadas pelo estudo.

Marketing não existirá sem o uso de dados

Atualmente, o engajamento do cliente já é orientado por dados, e isso deve se intensificar com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital. Tanto que, para 2022, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, em comparação a 2020.

Procura por profissionais tecnológicos e conectados deve aumentar

A crescente importância de ferramentas e plataformas capazes de fazer o gerenciamento destes dados ressalta que o perfil esperado dos profissionais de marketing estará cada vez mais relacionado à sua capacidade de transitar no ambiente digital.

Conteúdos em vídeo seguirão em alta

Nos últimos anos, o vídeo foi o canal de marketing que mais cresceu, seguido pelas redes sociais e anúncios digitais. Segundo a Goobec, cerca de 65% das pesquisas realizadas no Google mostram vídeos, dado que mostra o potencial dessa estratégia em um formato de conteúdo versátil e cada vez mais bem aceito pelo público, afinal, nunca se consumiu tanto vídeo online na história como agora. Veja mais sobre o assunto aqui.

Colaboração está no topo das prioridades

O relatório mostra que os profissionais de marketing desejam continuar utilizando mecanismos que facilitam a integração e a colaboração dos times à distância, como ferramentas de videoconferência e plataformas de planejamento e organização virtuais. Com isso, o trabalho a quatro mãos segue relevante para os melhores resultados de comunicação.

Trabalho remoto (ou híbrido) veio para ficar

76% dos profissionais acreditam que as mudanças nos modelos de trabalho serão permanentes, e apontam o horário flexível como uma das maiores vantagens. Outro dado que merece destaque é que, mesmo com a distância física, a maioria dos entrevistados afirmou que se sentiu mais conectado a seus gestores, colegas e clientes durante o trabalho remoto.

Quais tendências de comunicação você acredita que ganharão relevância em 2022? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Fonte: Exame

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