Black Friday 2021: Mudanças no consumo devem reaquecer mercado brasileiro

Nesta sexta acontece a tão aguardada Black Friday, data mundialmente conhecida pelas suas promoções e grandes descontos em produtos e serviços, e claro, as expectativas do comércio não poderiam estar mais altas.

Realizada no Brasil desde 2010, a Black Friday vem apresentando um crescimento consistente ano após ano, tanto que já se consolidou como a segunda melhor data para o varejo no País, atrás apenas do Natal. Inicialmente, a ação promocional foi implementada apenas em lojas online pioneiras, mas com o sucesso e a aceitação do público, logo a Black Friday estava marcando presença nas lojas físicas. A iniciativa deu tão certo que outros eventos parecidos também ganharam força para movimentar o comércio na reta final do ano, como o Cyber Monday, data focada em oferecer descontos apenas em compras online, especialmente em produtos eletrônicos, que neste ano acontece no dia 29 de novembro.

É inegável que a maior força dessas ações promocionais está na internet, ainda mais com a pandemia que obrigou todos a adotarem novos hábitos que provavelmente vão continuar por um bom tempo. O e-commerce brasileiro como um todo, deu um salto de 41% em 2020, com aumento de quase 30% apenas nas vendas de Black Friday, e a expectativa é que esse porcentual seja similar ou ainda maior em 2021. Com isso, o mercado está positivo e espera uma retomada de diversos segmentos, aquecida por uma demanda de consumo reprimida, com consumidores dispostos a gastar mais, com hábitos de compra digitais, porém cada vez mais exigentes.

Neste novo cenário, as marcas precisam rever suas estratégias para se conectar com os consumidores, valorizar cada etapa da jornada de compra e se diferenciar pela sua comunicação e transparência. Afinal, a Black Friday é um investimento de marketing essencial na Era da Transformação Digital. Tanto que hoje ela representa muito mais do que apenas ofertas, e se tornou uma verdadeira corrida entre as marcas pela atenção do público.

O que as pessoas esperam da Black Friday em 2021?

O uso crescente da internet elevou o nível de exigência do consumidor em relação às suas experiências digitais. Com isso, as empresas precisam oferecer jornadas fluídas e amigáveis, do início ao fim, tornando os produtos fáceis de serem encontrados e garantindo que o atendimento ao cliente e pós-venda sejam memoráveis, afinal a jornada do cliente não termina na compra.

A preocupação com a segurança tem sido um aspecto fundamental de uma boa ação de Black Friday, visto que a data é um alvo atraente para cibercriminosos aplicarem golpes. Por representar um risco de prejuízos financeiros e de reputação, as marcas estão cada vez mais atentas nesse quesito, investindo forte em cibersegurança.

Outra expectativa do consumidor para este ano, é que as ofertas não fiquem limitadas aos e-commerces, e sejam incorporadas também nas lojas físicas em uma verdadeira estratégia omnichannel, com alta competitividade nos preços. Pois além da demanda reprimida, as pessoas sentem falta de sair para fazer compras, mas claro, não vão deixar de checar os preços pelo celular para avaliar se a oferta é realmente boa.

Por fim, mas não menos importante, uma preocupação relevante é evitar cair em falsas promoções. Já que, muitas empresas maquiam os preços para que os produtos pareçam mais baratos, elevando os valores na véspera e baixando na data, como se fossem ofertas Conhecida também como “Black Fraude”, essa prática é considerada publicidade enganosa e inclusive pode ser motivo de penalização. Tanto que os Procons também fazem o monitoramento de preços para ajudar os consumidores a detectarem essa falta de transparência do estabelecimento.

A melhor solução para evitar essas falsas promoções é fazer que nem 83% dos consumidores das classes C e D, que pesquisam os preços dos produtos com antecedência ao longo do ano para reconhecer se o valor na Black Friday realmente vale a pena, segundo dados da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Caso você não tenha acompanhado os preços nos meses anteriores, outra opção é consultar o histórico de preço em sites especializados nessa comparação, como o Buscapé e o Zoom.
Definitivamente a Black Friday veio para ficar no Brasil, e as empresas do varejo que querem se manter competitivas no mercado precisam investir na data, oferecendo atrativos e diferenciais para conquistar o consumidor, que vão desde os preços mais baixos até a opção de entrega grátis e possibilidade de cashback.

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