2022 passou voando, muita coisa se transformou no mercado e principalmente na rotina das pessoas. Não é novidade que a covid-19 acelerou a transformação digital e mudou os hábitos de consumo, as formas de contato, comunicação e até mesmo o dia a dia de trabalho de muitas organizações.

Para conseguir atender as novas demandas do mercado, muitas empresas tiveram que repensar seus modelos de atuação e até mesmo a forma de divulgar e vender suas soluções, produtos e serviços.

Um estudo global Edelman Trust Barometer 2021, mostrou que o foco da população brasileira mudou com a pandemia e as pessoas cobram das empresas posicionamentos mais firmes com vistas a gerar mudanças positivas na sociedade e no entorno.

Questões sociais e ambientais, como o combate à crise climática e à disseminação de informações falsas, devem estar na pauta de atuação das empresas e mais do que vender, elas precisam mostrar qual o seu papel no mercado.

Além da necessidade de um trabalho de marca e negócio bem construído para se destacar, a corrida pela atenção do cliente/usuário também se torna cada vez maior.

O uso das redes sociais vem crescendo de forma exponencial e o Brasil já se posiciona como o país que mais utiliza o Instagram, com aproximadamente 127 milhões de usuários em fevereiro de 2022, de acordo com dados do Statista. Depois das redes sociais, 85% das organizações consideram o website o segundo meio mais importante em uma estratégia de marketing.

Mais do que estar presente nesses canais digitais, é preciso ter estratégia, estabelecer um planejamento de marketing e comunicação que caminhe lado a lado com o plano de negócios da sua empresa, além de apostar em conteúdos e campanhas que façam sentido para o seu público.

Em 2023, a previsão é que os investimentos de publicidade nos marketplaces brasileiros aumentem cerca de 550%, segundo o grupo WPP. Já a pesquisa da Global Interconnection Index (GXI) aponta que até 2025, 75% dos líderes de negócios impulsionarão plataformas digitais e recursos de ecossistema para adaptar suas cadeias de valor a novos mercados.

Diante disso eu te pergunto, a sua empresa está preparada para este novo cenário?

Ações de comunicação para fortalecer a sua marca

Uma empresa é um organismo vivo, e para obter os resultados que almeja com assertividade, é preciso que ela esteja preparada para enfrentar diferentes desafios que o mercado apresenta. Frentes como Branding, Planejamento e Comunicação Interna também são essenciais para criar um negócio bem estruturado.

Com eles é possível fazer um estudo profundo da marca e do público que ela quer impactar, traçar estratégias e caminhos para expandir a comunicação, além é claro, de direcionar o público interno (colaboradores e parceiros) com uma comunicação que estimule o engajamento e o comprometimento com a empresa.

Além disso, existem outros recursos que você pode aproveitar para fortalecer ainda mais o seu negócio, como a participação em eventos, produção de vídeos institucionais e comerciais, criação de apresentações corporativas e muito mais.

Mas lembre-se, tudo isso precisa estar conectado, comunicação necessita de estratégia. Não basta sair por aí criando e publicando conteúdos aleatórios, e esperar que eles gerem resultados no final do mês.

Planejamento e mão na massa, é agora ou nunca

As ações de marketing e comunicação não devem acontecer de forma isolada, elas precisam estar alinhadas com os objetivos do negócio, de preferência apoiadas no plano de marketing e vendas, sem contar que precisam ser mensuradas e analisadas mês a mês, para ver se estão dando certo e como o mercado está reagindo.

Reflita comigo, o mundo tem cerca de 1,2 bilhão de sites, as pessoas passam mais de 100 dias por ano conectadas e o mobile responde por metade do tempo de uso da internet (cerca de 50,1%).

Você ainda acha que uma comunicação sem estratégia vai funcionar?

Não se iluda, tome um rumo com quem entende do negócio. Nós da Agência Pavé temos uma equipe completa e capacitada para te apoiar nessa jornada. Mais do que prestadores de serviços, somos verdadeiros parceiros e caminhamos lado a lado para contribuir com o propósito e a evolução de cada empresa.

O último quarter do ano está aí, vamos colocar a mão na massa e fazer acontecer. O quanto antes a sua empresa definir este caminho, mais oportunidades de negócio ela poderá ter.

Converse com a nossa equipe e saiba como tirar esse plano do papel!

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