Como combater o bloqueio criativo – 5 dicas para aumentar a sua criatividade

A criatividade é um “dom” que todo mundo tem, porém quem trabalha com criação, seja de texto ou conteúdo artístico, sabe que existem momentos que a tão temida “tela em branco” aparece e o bloqueio criativo toma conta. Isso é normal, afinal não somos máquinas de produção, somos seres humanos e existem dias que realmente não estamos bem e nossas ideias ficam travadas.

Diversas pesquisas apontam a importância de intercalar momentos de ócio com produção criativa, essa é uma combinação que realmente pode dar certo. Um estudo apresentado na reunião anual da Divisão de Psicologia Ocupacional da Sociedade Psicológica Britânica, mostrou que os momentos de tédio no trabalho podem levar a um aumento da criatividade, já que você deixa a sua mente viajar e começa a sonhar acordado.

Mas o fato é que nem sempre podemos contar com essa possibilidade no nosso dia a dia, as responsabilidades e prazos nem sempre te deixam vivenciar longos momentos sabáticos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você combater os vilões da criatividade.

Criatividade Mode On – 5 dicas para vencer o bloqueio criativo

1- Dê uma desacelerada

As vezes o melhor a fazer, é não fazer nada. Dê um tempo, desconecte do mundo digital, dê uma respirada. Quando entramos no piloto automático, só nos preocupamos em tirar as coisas da frente e é aí que mora o problema. Desacelerar e usar um pouco do seu tempo para fazer algumas tarefas manuais como regar as plantas, varrer o chão ou até dar uma caminhada, te ajudam a descansar a sua mente e reabastecer a energia do cérebro.

2- Escute uma música

Não subestime o grande poder da música. Além de acalmar os nervos, a música ajuda a melhorar o foco e estabilizar o seu humor, fatores que podem colaborar com a quebra do bloqueio criativo. Algumas pesquisas divulgadas pelo PsychCentral mostram os inúmeros benefícios que a música pode operar, como a redução do estresse e da ansiedade, maior sensação de ordem e segurança, além de reduzir os sintomas de esgotamento e fadiga mental.

3- Pesquise para saber mais sobre o seu tema de criação

Depois do momento de descompressão, uma ótima dica que pode te ajudar a retomar o seu trabalho e potencializar a criatividade, é uma pesquisa mais focada no tema ou assunto que você precisa criar. Busque ideias na internet, nos livros e leia mais sobre o tema. Veja referências gringas, vídeos e outros conteúdos que possam enriquecer o seu “arsenal criativo”. Essas fontes podem oferecer insights riquíssimos para a sua produção.

4- Deixe as ideias fluírem

Não queira produzir algo sensacional logo de cara, para isso que existem os rascunhos. Pegue uma folha de papel ou uma tela digital em branco e deixe as ideias fluírem. Anote insights que você pesquisou, trechos que achou bacana e se entregue ao processo criativo. Por mais que essa primeira versão não seja a melhor, ela pode ser o começo de um grande trabalho. Deixe os ajustes e melhorias para a revisão, antes disso, as ideias precisam tomar forma.

5- Faça um esquema de organização

Essa dica funciona muito para quem escreve textos, mas também pode ser adaptada para o time de arte. Você já ouviu falar que “planejamento é tudo”? Pois bem, fazer um esquema de organização e montar o esqueleto do seu trabalho pode facilitar muito na quebra do bloqueio criativo. Além de te orientar na ordem de escrita ou aplicação das ideias, fazer uma estrutura prévia simplifica a produção e deixa bem mais fácil o processo de revisão e finalização do trabalho.

Agora que você já sabe como vencer o bloqueio criativo e dar vida para as suas ideias, não deixe de conferir nosso blog sobre a importância do conteúdo para a sua estratégia de comunicação.

FONTES: HUFFPOST |PSYCHCENTRAL

Write a comment