A importância do conteúdo para a sua estratégia de comunicação

O conteúdo é protagonista em boa parte dos materiais de comunicação. Sem ele não existe mensagem completa ou estratégia eficiente. Com a ampliação e o crescimento do Marketing Digital no mercado, o conteúdo assumiu um papel muito mais estruturado e tático, e hoje ele tem uma função bem clara: Engajar o seu público!

Para quem quer aumentar as visitas no site, conquistar leads e reverter visitantes em compradores, o investimento em um bom conteúdo é indispensável. Não tem como falar de Marketing Digital sem essa ferramenta, que envolve criação e compartilhamento de informações relevantes, que engaje e divulgue experiências, dados e conhecimentos sobre uma marca ou empresa.

Os consumidores e clientes buscam exercer um papel mais ativo com relação aos serviços e produtos que contratam. Eles querem informações sobre aquilo que estão comprando, querem interagir com os fabricantes e vendedores, participar de processos criativos e até divulgar as marcas que realmente façam a diferença para eles. O chamado Consumidor 4.0 não está aí para brincadeira, ele tem presença digital e voz no universo online, além de ser totalmente conectado com as mídias sociais. É justamente através dessas ferramentas que ele interage, curtindo, compartilhando, fazendo resenhas e dando feedbacks de produtos e/ou serviços.

 

Estratégia de Conteúdo na prática

 

Antes de pensar na construção do conteúdo, é preciso definir algumas informações e elaborar um planejamento com ações estratégicas de comunicação para que os resultados realmente apareçam. O primeiro passo é entender com quem você está falando, conhecer o público da sua marca e traçar uma Buyer Persona. Esse é um dos princípios básicos do Marketing de Conteúdo, e é justamente ele que irá te ajudar a definir a linguagem correta e criar um discurso atrativo para o seu cliente. A partir daí todos os materiais construídos utilizarão como base essas informações, como tom de voz, proximidade, pontos fortes, etc.

Depois deste primeiro passo, é necessário definir quais os canais digitais de comunicação que serão utilizados. Não adianta sair por aí criando várias contas em redes sociais diferentes, é preciso estar onde o seu cliente está. Hoje, com o avanço da comunicação digital, existem uma série de canais que podem ser explorados como:

  • Sites
  • Blogs
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube
  • E-mails Marketing
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Entre tantos outros

Mas lembre-se, esses canais precisam ser constantemente nutridos com conteúdo relevante, variado e atual.  Seu cliente está em busca de interação, por isso pense muito bem nas ações e materiais antes de divulgá-los.

Se o objetivo é criar conteúdo que ajude a sua empresa a crescer, invista em planejamento e estratégia para que ele seja bem-sucedido. É preciso organizar a produção e os temas de forma estruturada para que eles sejam atrativos e cumpram seu papel de divulgar, informar, além de ser essencial para conquistar um bom posicionamento das páginas nos mecanismos de busca da internet (SEO). Além disso, um bom conteúdo faz com que a marca melhore seu ranking e crie uma percepção de autoridade da empresa no seu campo de atuação.

E você, já começou a investir em estratégias de comunicação e conteúdo para a sua empresa? A Agência Pavé é expert em construir projetos de comunicação relevantes, conectados e estruturados a partir de um planejamento completo, assertivo e direcionado.

Gostou? Quer mais dicas de como melhorar a comunicação da sua empresa? Leia outros textos do nosso Blog.

Giovanna Sapienza – Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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