Apagão nas redes sociais reforça importância da presença digital

Já imaginou o mundo atual sem nenhuma rede social? O que você faria para se comunicar com os outros e como os consumidores iriam interagir com as marcas? Pode até parecer um cenário improvável, mas tivemos um gostinho desse apocalipse digital no último dia 04 de outubro, quando os serviços do Whatsapp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar por cerca de 8 horas.

Esse tempo, relativamente curto se analisarmos situações mais graves que levam dias para serem resolvidas, como o navio que encalhou no canal de Suez, já foi suficiente para causar problemas para bilhões de pessoas e negócios em todo mundo que dependem desses canais para permanecerem conectados. A instabilidade fez com que as ações do Facebook, controlador dos serviços, tivessem queda de 4,89% na bolsa Nasdaq, com um prejuízo de quase US$ 6 bilhões, e mostrou o quanto a sociedade moderna depende das redes sociais.

Empresas que estão atuando em Home Office, por exemplo, tiveram sua comunicação muito prejudicada, já que muitas usam diariamente o WhatsApp para falar com clientes e colaboradores, afinal já são mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil. Agências de publicidade, como a própria Pavé, precisaram postergar conteúdos que já estavam programados no Facebook e, em alguns casos, acabaram não utilizando o que haviam criado por terem perdido o timing da postagem. Enquanto que muitos empreendedores que vendem diretamente no Instagram foram obrigados a passar praticamente o dia inteiro com sua loja fechada, perdendo oportunidades essenciais, principalmente os que contavam com o início de outubro para investir em campanhas sazonais.

Diversificar é fundamental no marketing digital
Essa crise nos ensina muito sobre a importância das marcas manterem uma presença digital estratégica nas redes, com diferentes pontos de contato como o Twitter, o Linkedin e o bom e velho e-mail marketing. Até mesmo para caso algum serviço caia o outro sirva de suporte, afinal se tem uma lição que podemos tirar do mercado financeiro é a de nunca deixar todos os ovos em uma mesma cesta, assim minimizamos os riscos de perder por completo a comunicação com o cliente.

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade de sobrevivência e um importante passo para a digitalização dos negócios, que precisam acompanhar a evolução das novas dinâmicas de consumo com o cliente. Por isso, é difícil não ser afetado por falhas como esse apagão que tivemos, visto a forte audiência que essas redes atraem na internet, porém as marcas devem estar preparadas com um plano B caso isso volte a acontecer.

Boas soluções são a criação de um banco de dados próprio, que esteja de acordo com a LGPD, para apoiar as empresas na busca ativa por seus clientes, possuir um site próprio com técnicas de SEO aplicadas para continuar sendo encontrada pelos clientes, e investir na produção de conteúdo estratégico para diferentes canais de marketing digital, como e-mail, blog e outras redes sociais. 

Com a elaboração de projetos digitais para a sua empresa é possível traçar metas e estabelecer novos caminhos para potencializar ainda mais a comunicação no ambiente digital.
Seu negócio ainda não investe em presença digital? 

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