Como os influenciadores digitais podem potencializar a comunicação do seu negócio

Com o crescente uso e popularização das redes sociais, o engajamento e a interação se tornaram palavras chave no mundo do marketing. Hoje as pessoas estão mais propensas a consumir um produto ou serviço quando reconhecem sua aprovação social no ambiente digital, ao receberem recomendações de personalidades que elas seguem e confiam. Por isso, o marketing de influência tem sido fundamental na estratégia de divulgação, relacionamento e vendas das marcas conectadas com essa nova era.


Os influenciadores digitais representam ótimas oportunidades para alcançar nichos de mercado específicos com campanhas de comunicação direcionadas para um público altamente segmentado, afinal seus níveis de engajamento são diferenciais importantes que muitas vezes não são alcançados em mídias mais tradicionais como a TV. As marcas estão se adaptando e estabelecendo relações digitais com os consumidores para não perderem espaço no mercado, principalmente entre os mais jovens, da geração Z, que valorizam demais a opinião dos influenciadores que eles acompanham. Tanto que o investimento global de marcas em criadores de conteúdo deve atingir entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões até 2022, segundo estudo da Business Insider.

O objetivo dessa estratégia é despertar sentimentos e desejos similares àqueles que vivenciamos após a indicação de uma pessoa próxima a nós, assim o marketing de influência agrega valor a um produto, serviço e/ou marca a partir da recomendação alinhada com o segmento de atuação de cada influenciador. Essa colaboração dispara gatilhos mentais que influenciam as tomadas de decisão, gerando autoridade e prova social para conquistar e fidelizar novos clientes, que se identificam com o estilo de vida ou gostos pessoais dessas personalidades da internet. Isto não é exatamente uma novidade, visto que esse tipo de estratégia já funcionava muito bem em canais de comunicação como a TV, não é à toa que a Xuxa ou o Ronaldo Fenômeno eram garoto propagandas de vários produtos.

A diferença agora é que cada personalidade é muito mais segmentada, falando diretamente com um público específico e trazendo resultados mais assertivos com campanhas de marketing menos custosas. Valores como proximidade, confiança, liderança e exemplo de inspiração possibilitam que os influenciadores digitais atuem como protagonistas nas redes sociais, de uma maneira muito mais humanizada para cativar a audiência. Mais do que exposição à bilhões de visualizações, likes, comentários e compartilhamentos, o negócio que investe em marketing de influência potencializa seu engajamento nas redes, criando relacionamentos mais próximos com o público. Afinal, as pessoas sentem mais confiança em aceitar indicações de um influenciador que elas gostam, ao invés de campanhas menos personalizadas que são veiculadas nas mídias tradicionais. Isto representa um excelente potencial de gerar vendas e receita, com maior retorno sobre investimento e resultados facilmente mensuráveis.

Porém, para que a comunicação seja a mais assertiva possível, é fundamental que a empresa escolha alguém que condiz com sua imagem e ética profissional, visto que a falta de alinhamento entre a marca e o influenciador pode gerar o efeito contrário para a imagem de ambos.
Mais do que seguidores, a escolha dos perfis deve ser pautada pelos bons níveis de interação e engajamento com o público, por isso os microinfluenciadores têm ganhado mais atenção de profissionais e marcas que buscam por públicos segmentados, em assuntos cada vez mais específicos.

Seu negócio acredita no poder de comunicação dos influenciadores digitais?
Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a relevância desse investimento em suas ações digitais.

Fontes de referência:

A Tarde

NuvemShop

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