Aprenda o que é uma Persona e porque ela é importante para a sua estratégia de comunicação

Persona - Comunicação Corporativa

Você já deve ter ouvido falar em Personas, e já sabe também que são personagens fictícios que representam algo ou alguém. Mas você sabe por que elas são essenciais para o planejamento e o desenvolvimento da comunicação e do marketing da sua organização? Não dá para construir conteúdos e posts de forma aleatória, jogar nas redes sociais e esperar que eles engajem e gerem resultados.

Antes de estruturar qualquer material, campanha ou conteúdo, é preciso definir como a sua empresa se comunica no mercado, qual o perfil dela. Além disso, é necessário entender também com quem a sua marca está falando, qual o perfil do(s) seu(s) consumidor(es).

É por isso que existem as chamadas Brand Personas e as Buyers Personas, e nesse texto vamos te explicar quais são cada uma delas e como podem te ajudar a potencializar suas estratégias de comunicação.

Brand Persona

A Brand Persona é a personificação dos valores da sua marca, ela define o perfil da sua empresa e mostra como irá se comunicar com o mercado e com os consumidores. O objetivo principal ao criar uma Brand Persona é estabelecer uma unidade de comunicação, conseguir expressar de forma clara e direta os valores, o tom de voz, e é claro o posicionamento da organização no mercado.

A construção e definição de uma Brand Persona envolve uma série de estudos e uma verdadeira imersão na empresa, considerando toda a sua linha do tempo, desde a fundação até seus pontos de desenvolvimento e estágio atual. Ela precisa ter história, ideais e mostrar sua razão de existir, como contribui de forma efetiva com o mercado.

Entendendo a sua marca, fica fácil estabelecer a forma que ela irá abordar os consumidores, o tipo de conteúdo que vai compartilhar nas redes sociais e qual a missão dela no mercado.

Buyer Persona

Agora que já entendemos quem é a marca, precisamos entender quem é o cliente dela, e é aí que entra a Buyer Persona. Esse ou esses personagens fictícios irão representar os diferentes tipos e perfis dos seus clientes ideais, aqueles que você pretende atingir com a sua comunicação e com as ações de marketing.

Quando estudamos um público-alvo, temos uma definição mais ampla e genérica dos consumidores. Ao determinarmos as Buyer Personas, conseguimos entender o perfil real desse(s) cliente(s), quais suas dores e problemas, o que ele busca e como a sua empresa pode ajudá-lo. Para o Marketing, essa delimitação é essencial, pois ajuda a entender a linguagem e o tom de voz que serão utilizados em todo o processo de comunicação da marca.

Vale ressaltar que definir uma Buyer Persona, não é apenas criar um perfil imaginário. Toda a construção deve ser baseada em dados e características de clientes reais que você atende, como dados demográficos, comportamentos, desafios, objetivos, etc. Além disso, após a construção da Persona, uma série de testes e avaliações devem ser feitas, para validar se a estratégia traçada é realmente aderente.

Em um mercado cada vez mais competitivo, aprofundar o conhecimento sobre a sua empresa e o seu cliente é essencial para estreitar relacionamentos, manter o público ativo e engajado com a marca. Uma boa estratégia de comunicação é baseada em dados, e precisa guiar os consumidores em toda a sua jornada de relacionamento e compra.

Se você busca resultados, não deixe de investir em um planejamento de marketing aderente com o perfil da sua empresa. Venha bater um papo com a gente!

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