Como as redes sociais modificam a relação entre empresas e usuários e porque é importante que a sua marca esteja alinhada com estes canais

O uso frequente da internet e das redes sociais, modificou completamente os hábitos de compra e a postura do consumidor com relação aos produtos e serviços que utiliza. Hoje, cuidar da comunicação de uma empresa vai muito além de divulgar produtos, serviços e ofertas para o mercado. Comunicação é um elo de sinergia e conexão com o cliente, é entender exatamente o que ele está busca e compreender o que espera da marca. Para isso é preciso estar próximo do consumidor, entender o seu perfil, seus gostos, necessidades e hábitos, além de manter uma comunicação constante com ele.

Os canais digitais vêm contribuindo muito com essa tarefa e, hoje, já estão presentes em cerca de 80% das empresas, como plataformas fixas de relacionamento com o cliente.  A Take, que fornece e soluções conversacionais e chatbots para o mercado brasileiro, realizou um levantamento com 136 empresas e constatou que 88,2% delas já contam com pelo menos um canal digital, dentre eles estão:

  • O site da empresa, adotado por cerca de 86,7%;
  • O Facebook Messenger usado por 59,2% das companhias;
  • O WhatsApp com 57,5% das preferências.

No quesito conectividade, as redes sociais ganham disparadas, afinal o uso do celular vem crescendo a cada dia. Hoje, diferentes faixas etárias usam os dispositivos móveis para os mais variados interesses, como se manter atualizado sobre notícias e informações, pesquisar restaurantes, os melhores produtos e até empresas que forneçam serviços específicos. Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil mostrou que 74% dos brasileiros usam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet.

  • 32% pesquisam produtos e serviços;
  • 28% comparam preços
  • 14% efetuam pagamentos;
  • 33% utilizam o smartphone como principal ferramenta de compra na internet para concluir todo o processo, desde a pesquisa até o pagamento.

Motivos para investir em redes sociais

Diante desse cenário, fica claro a importância de investir em estratégias de comunicação corporativa para as redes sociais. Hoje, este não é mais um diferencial e sim uma necessidade para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. Além da importante atualização frente as mudanças e as novas dinâmicas de consumo, estar nas redes sociais é um importante passo para a digitalização dos negócios, que passam a atender seus consumidores em novos canais, mais automatizados e que geram redução de custos para a empresa.

Mas se você ainda tem dúvidas com relação a esta questão, separamos mais alguns motivos para a sua empresa investir em redes sociais:

Aumento de clientes e vendas

Com um bom planejamento de comunicação digital é possível aumentar o alcance de usuários e conquistar novos públicos de interesse para a sua marca. Segundo levantamento da Nuvem Shop, as vendas por meio das redes sociais representaram 21% do total de transações no ano de 2018. Além disso, oito em cada dez visitas e uma em cada quatro vendas foram geradas por meio destes canais, especialmente via Instagram e Facebook.

Análise clara do ROI com redes sociais

Traçar uma estratégia de conteúdo e interação nesses canais, possibilita a sua empresa não só aumentar a proximidade com os clientes como também medir e analisar, de maneira clara e efetiva, se você realmente está no caminho certo. Para obter um bom ROI (retorno sobre investimento) é preciso estar em dia com as mudanças de algoritmos, novas ferramentas e funcionalidades, porém o resultado pode ser medido bem rápido e as ações podem ser corrigidas de acordo com o feedback e comportamento dos usuários.

Otimização e Engajamento

Dentre tantos benefícios que as redes sociais oferecem para a comunicação corporativa, um dos principais é a facilidade de contato e o engajamento com o público da sua marca. Por meio delas é possível entender melhor o comportamento e os hábitos do seu cliente, além de otimizar as decisões de venda e divulgação, oferecer soluções direcionadas para cada caso e aumentar assim a satisfação do usuário.

Motivos não faltam para você investir nesses canais e elevar a comunicação da sua empresa a um novo patamar. Nós podemos te ajudar nessa tarefa, a Agência Pavé é especialista em planejamento, projetos e execução de planos de comunicação digital e redes sociais, veja o nosso case do São Paulo Expo e conheça um pouco mais do nosso trabalho.

Se você gostou deste texto, não deixe de ler o conteúdo que produzimos sobre o Uso correto do Whatsapp nas organizações.

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