WhatsApp nas Organizações

O uso do Whatsapp vem crescendo no Brasil e no mundo, e hoje é um dos aplicativos mais acessados pelos usuários. Segundo pesquisa da Avazu, uma das principais plataformas de publicidade móvel em todo o mundo, o WhatsApp é um dos aplicativos móveis mais populares no Brasil, contando com 47 milhões de usuários. Um dos líderes de acesso, dividindo o ranking com o Facebook, o app aparece como a principal ferramenta mobile para troca de mensagens pelos brasileiros, com 95%.

Diante desse cenário, conseguimos entender a importância de adaptação das empresas frente a estas novas mudanças. Isso envolve tanto a relação colaborador/família quanto colaborador/organização, afinal mesmo durante o horário de expediente o funcionário não pode perder completamente o contato com o que acontece fora da organização (família e responsabilidades) e muitas vezes, após o expediente, ainda precisa resolver algumas questões de trabalho. Claro que esses aspectos necessitam de uma avaliação de prioridades e muito bom senso, mas o fato é que essa já é a realidade observada no mercado.

Uma pesquisa realizada pela Embratel, constatou que 55% das empresas já utilizam o aplicativo no ambiente de trabalho, principalmente pelo fato de ser um app gratuito, de fácil uso, móvel e versátil. Hoje, um assunto que vem sendo debatido pelas organizações é justamente um guia do uso corporativo do WhatsApp, o que pode e o que não pode e os aspectos jurídicos que envolvem essa questão.

Regras de uso do WhatsApp nas empresas

Apesar de ser uma ferramenta muito útil, é de extrema importância que as empresas tenham uma atuação mais consciente, organizada e direcionada a respeito do uso do app. O professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da FAAP, Márcio Yoshida, pontuou durante o encontroWhatsApp, trabalho e comunicação 2015” realizado na FAAP em 2015 a seguinte observação:  “Essas novas tecnologias contribuíram para o aumento de ações trabalhistas na Justiça. No Brasil, são abertos cerca de 5 milhões de novos processos trabalhistas por ano. As conversas pelo aplicativo, fora do expediente de trabalho, podem servir de prova e abrem espaço para o pagamento de horas extras e disponibilidade além do horário de trabalho”.

É muito importante ter alguns cuidados e seguir algumas regras de utilização para evitar problemas futuros, como por exemplo:

  • Oriente a equipe, principalmente de gestores, para o uso do app com fins profissionais;
  • Aplique o bom senso na hora de encaminhar mensagens fora do horário do expediente;
  • Informe sobre a confidencialidade das informações compartilhadas via app e a importância de ter cuidado redobrado com essa questão;
  • Caso a utilização seja frequente, vale pensar em um celular e número corporativo para separar as contas;
  • Tenha bom senso na hora de compartilhar conteúdos aleatórios que não tenham ligação nenhuma com o trabalho e o propósito da comunicação e interação entre equipes.

Para não correr o risco e preservar a saúde e integridade da empresa, vale fazer uma consultoria com especialistas e entender melhor como usar o WhatsApp a serviço da sua organização, de forma clara, segura e ética.

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FONTES: JUS BRASIL

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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