Você sabia que a comunicação integrada é uma poderosa vantagem competitiva?

A comunicação integrada reúne ações de marketing, propaganda, comunicação interna e externa para produzir uma unidade de mensagem, independente do canal em que seja veiculada, para ser propagada de maneira horizontal.  Unificar a comunicação permite criar uma estratégia efetiva para atingir o público externo e interno de uma empresa.

Mas para isso, é preciso da participação conjunta dos profissionais em um esforço coletivo. Por isso, tantas empresas de sucesso investem em canais diferentes que se complementam, como redes sociais, site, TV entre outros.

Dicas de como criar uma estratégia de comunicação integrada

O primeiro passo é pensar na essência da mensagem, que transmita os valores da empresa de maneira clara, sem ruídos. Com a gestão e integração de conteúdos você consegue desenvolver uma comunicação institucional, mercadológica e interna alinhadas e mais efetivas. Integrar pontos como identidade, imagem e os trabalhos de divulgação ajudam a dar voz e personalidade para sua empresa, algo fundamental nos dias de hoje, para assim manter a consistência, continuidade e coerência da marca.

Faça um planejamento para integrar os canais de contato, pois não adianta tratar seu cliente de uma forma no telefone e de outra forma nas redes sociais, por exemplo. É preciso criar um padrão de qualidade, com mensagens unificadas que deem voz para sua empresa. Use todas as tecnologias disponíveis que incentivem a interatividade com o público, sempre divulgando a mensagem de maneira direta e acessível. Também é fundamental realizar a coleta e análise dos resultados para tomar decisões mais assertivas nas comunicações futuras.

Alguns benefícios da comunicação integrada

A comunicação integrada fortalece a identidade da marca, fazendo com que ela seja interpretada como um indivíduo com personalidade própria aos olhos do público. Esse tipo de estratégia aumenta a eficiência da sua comunicação para atrair e reter mais clientes.

Além disso, com a integração, a cultura da marca é valorizada e toda equipe passa a falar a mesma língua. Por fim, mas não menos importante, a comunicação integrada é um investimento assertivo para alavancar suas vendas.

Sua empresa está preparada para acompanhar as mudanças do mercado?

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e não escolhem empresas que não mantenham um diálogo que faça sentido com cada um deles. Não adianta só querer vender, é preciso investir em relacionamento e interação para criar uma experiência única para cada pessoa. Pensar em uma comunicação estratégica e interligada que atinja colaboradores, clientes e fornecedores facilita o entendimento do posicionamento da sua organização e favorece novos negócios.

Por estes motivos o marketing digital é tão importante, pois ele permite que qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, consiga ampliar seu público e dar mais alcance à sua comunicação através da otimização de estratégias e investimentos.

Com um plano de comunicação integrada a sua empresa consegue ir muito mais longe e nós, da Pavé, podemos te ajudar nessa tarefa. Nossas soluções de comunicação institucional, mercadológica e interna abrangem desde o planejamento e escopo de execução completo, até projetos pontuais de comunicação e marketing.

Fale com nossos especialistas e descubra como podemos ajudar sua empresa no desenvolvimento de uma comunicação mais orgânica e integrada para conquistar grandes resultados.

Criativo, publicitário e redator da Agência Pavé. Apaixonado por música, cinema e cultura pop. Construir ideias e se adaptar bem a diferentes ambientes e situações são alguns dos seus pontos fortes.

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