Veja como a Inteligência Artificial no Marketing Digital pode impactar o seu negócio

A Transformação Digital trouxe uma série de mudanças e novas possibilidades para o mercado. A Inteligência Artificial (IA) é uma delas e tem sido amplamente explorada pelas empresas, gerando novos modelos de negócio. Uma tecnologia que já revolucionou as indústrias, impactou o varejo e agora vem renovando algumas operações internas. A Inteligência Artificial no Marketing Digital vem modificando inclusive alguns processos de comunicação dentro e fora das organizações.

Segundo o Gartner, há quatro anos atrás a implementação da inteligência artificial era rara, apenas 10% das empresas entrevistadas relatavam alguma ação relacionada a tecnologia. Hoje, esse número saltou para 37%, um aumento de 270% em quatro anos. A pesquisa recebeu respostas de mais de 3 mil diretores de tecnologia em 89 países e nos principais setores.

O Marketing Digital está na lista das áreas impactadas e ganha cada vez mais novas ferramentas e possibilidades de atuação. Responsável por promover marcas e empresas nos diferentes canais online, esse campo da comunicação utiliza um conjunto de estratégias específicas de promoção e divulgação. Desde 2017 a IA vem sendo testada para aplicações nessa área, mas muitas organizações ainda se mantinham hesitantes em lançar mão desta tecnologia, justamente por não saberem ao certo os tipos de resultados. Hoje, esse cenário vem mudando e muitas empresas já utilizam essas ferramentas como estratégia de atuação, inclusive com inclusão de tecnologias adjacentes como Machine Learning e Chatbots.

Inteligência Artificial no Marketing Digital

Integradas, a IA e o Marketing Digital proporcionam uma série de facilidades e benefícios para a comunicação como a obtenção de dados estruturados, a produção de conteúdos direcionados mais relevantes e atrativos, além de possibilitar maior rapidez no atendimento e nos processos internos com a automação de tarefas. Separamos aqui algumas aplicações de Inteligência Artificial no Marketing Digital para que você possa entender melhor como essa tecnologia está revolucionando o mercado e como ela pode aprimorar a atuação da sua organização frente aos concorrentes.

  • Experiência do Usuário

Com a IA e Machine Learning é possível tornar a jornada de compra ou consulta do cliente muito mais positiva. Os sistemas de recomendação utilizam os dados coletados de milhões de usuários e compradores da marca para oferecer produtos, serviços e conteúdos que estejam relacionados com as compras e visualizações anteriores.

  • Automação de Tarefas

A automação de tarefas é outro benefício desta tecnologia. Ela possibilita um atendimento mais rápido com uma abordagem natural, assertiva e rápida. Além de oferecer soluções para questões básicas, ela pode direcionar o cliente para obter respostas mais concretas a respeito de outros problemas que a ferramenta não esteja programada para resolver.

Além do atendimento, hoje já é possível automatizar o gerenciamento de comunidades nas redes sociais, facilitando processos de interação básicos como curtidas e seguir ou deixar de seguir algum perfil, tudo com base em regras pré-definidas.

  • Coleta e gerenciamento de dados   

Com a IA é possível coletar e analisar os dados dos usuários que navegam pela internet, estruturando informações relevantes para as estratégias de comunicação como localidade, comportamento, desejos e necessidades.

Por meio de um detalhamento mais específico dos públicos e de estratégias embasadas em cada perfil, é possível otimizar os resultados de marketing digital com anúncios personalizados, além de melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca usando as informações que os consumidores fornecem. O Google já está aplicando o Machine Learning em sua plataforma e em breve todos os anúncios serão otimizados com base nessa tecnologia.

  • Mapeamento de informações e qualificação de leads

A qualificação de leads por meio da IA permite a produção de conteúdos personalizados, além de facilitar o direcionamento do material para os públicos que realmente desejam recebê-los.

Com a IA é possível aplicar um sistema de mapeamento de informações e perfis que identifica quais usuários estão mais propensos a realizarem uma compra, munindo a equipe de vendas com insumos para efetivar o processo.

Agora que você já sabe como a Inteligência Artificial no Marketing Digital está mudando negócios, chegou a hora de investir mais na comunicação da sua empresa e traçar estratégias mais aderentes que conversem com as novas perspectivas do mercado. Quer saber mais sobre comunicação e tecnologia? Confira esse texto especial que criamos sobre Transformação Digital.

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