Cada dia que passa as empresas enfrentam uma corrida contra o tempo para se manterem atualizadas no mercado. Com essa tal Transformação Digital (DT) rondando o mercado, é preciso estar atento às novas tecnologias e implantá-las de forma efetiva na rotina da empresa.

Fruto da mudança de padrões que estamos vivenciando, a Transformação Digital não é apenas uma moda e sim uma realidade, uma nova maneira de viver, trabalhar e criar novos modelos de negócio. Além de estimular as empresas a usarem a tecnologia a seu favor, a Transformação Digital também auxilia na obtenção de melhores resultados com relação aos clientes e a experiência que eles criam com marca. Manter-se no mercado é um desafio muito grande, por isso a necessidade de aprimorar constantemente os processos e trazer diferenciais que realmente ajudem a organização a se destacar.

Em uma descrição mais direta e objetiva, a DT é o uso intensivo e massivo de TI, uma ferramenta que possibilita uma nova relação marca/cliente e inclusive pode transformar o core business de determinadas companhias de forma radical. Ela ajuda a empresa a conhecer melhor os seus clientes, identificar novas oportunidades de negócio, além de oferece informações e relatórios de forma fácil e rápida.

Marcas como Uber, Ifood, Airbnb, Nubank, entre outras que estão ativas no mercado, são respostas diretas desta nova configuração que a Transformação Digital nos trouxe. Hoje, estão disponíveis novas possibilidades de compra de produtos, contratação de serviços ou até mesmo aqueles mais complexos direcionados às empresas.

Transformação Digital na comunicação

A Transformação Digital na comunicação também vem ganhando seu espaço e mudando, inclusive, a forma das organizações se comunicarem com seus clientes, venderem seus produtos e oferecerem ofertas e benefícios para o mercado. Aquelas que criam uma experiência melhor para o cliente são cada vez mais valorizadas, o consumidor não quer mais ser tratado como um número.

Desde a compra de um produto até a aquisição de um serviço, o foco tornou-se a experiência e a comunicação vem auxiliando na consolidação desta nova forma de vender. Segundo uma pesquisa publicada pela BCG, a tecnologia digital está influenciando e muito as tendências de mercado. Por exemplo, hoje 31% dos consumidores do mercado de luxo querem um serviço logístico integrado entre online e offline e 41% buscam por produtos e serviços no meio online e efetivam a compra no mundo offline.

O estilo de vida da população está alterando o modo de consumo, compra e relacionamento. Uma comunicação mais rápida e eficiente, a integração de setores, transparência e a tomada de decisões baseadas em dados são alguns dos novos hábitos organizacionais que DT vem adicionando à cultura das empresas. São pequenas iniciativas, que juntas transformam-se em uma grande mudança.

Novas estratégias

Os setores de comunicação e marketing estão se adaptando a esta nova realidade. Hoje, a boa imagem de uma organização não depende apenas do produto ou serviço prestado e sim da reputação dela nos canais digitais e nas redes sociais. Rapidez e clareza no retorno das reclamações, sugestões e contato com os clientes é fator preponderante para que eles se sintam bem atendidos.

Apesar das inúmeras ferramentas disponíveis como chatbots, redes sociais, entre outras opções, a Transformação Digital não fala apenas de tecnologia. Ela determina também o avanço nas ações de atendimento, marketing digital e produção visando, inclusive, lideranças capacitadas para gerir este processo.

Uma realidade que vem se expandindo cada vez mais, ganhando espaço e definindo um novo modelo de atuação no mercado. A nós, basta aprendermos mais e agregar essa nova forma de trabalho à nossa rotina.

Por Giovanna Sapienza – Redatora da Pavé, ama palavras, pessoas e pinta quadros nas horas vagas

 

 

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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