Entenda mais sobre esta mudança no Instagram e como ela pode impactar a comunicação da sua empresa

 

 

Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados é o fim dos likes no Instagram. Anunciada durante a F8, uma conferência do Facebook voltada exclusivamente para desenvolvedores, essa notícia que deu o que falar, veio acompanhada de algumas outras novidades fresquinhas sobre a rede social. Além de influenciar diretamente os usuários, essas mudanças também impactam no trabalho dos influenciadores digitais e modificam algumas dinâmicas nas estratégias aplicadas as redes sociais.

 

O que vai mudar?

– Likes ocultos para o público

Muita calma porque o like não acabou, ele apenas ficará oculto para o público. A equipe do Instagram está testando uma nova forma de ocultar os likes das postagens de vídeos e imagens, deixando a visualização dessa informação apenas para o dono do perfil. Essa ação visa principalmente acabar com a compra ou promoção de curtidas e followers (seguidores), por meio de ferramentas externas. Segundo a plataforma, essa mudança começou a ser testada com um número restrito de usuários no Canadá e tem como principal objetivo atrair mais publicações de conteúdo ao invés de estimular métricas de popularidade.

– “Cutucar” contra o bullying

Outra ferramenta da plataforma que será testada é a ação de “cutucar” o usuário quando ele estiver escrevendo uma mensagem tóxica ou ofensiva, para levá-lo a refletir antes de postar o comentário.

– Away mode

Essa nova funcionalidade permitirá ao usuário pausar todas as notificações do Instagram e colocar a conta em modo “suspenso” sem precisar deletá-la. Depois será possível reativar a conta sem perder todo o conteúdo já postado.

 

Como o fim dos likes impacta na comunicação da sua empresa?

Essa nova mudança irá impactar, direta ou indiretamente, todo mundo que tem algum tipo de ação no Instagram. Os posts da plataforma devem ganhar uma nova estratégia de comunicação, principalmente aqueles voltados para o trabalho de Comunicação Digital das empresas com seus clientes e prospects. Já que a “corrida por likes” perde valor e o número de visualizações já não será mais um dado tão relevante, um dos pontos que ganha destaque é justamente a qualidade dos conteúdos produzidos.

Assim como as mudanças do Google no processo de qualificação e indicação de ranking dos conteúdos, a ideia principal do Instagram é dar foco aos posts mais humanizados, que ofereçam uma experiência de navegação mais saudável para o usuário. Em contrapartida, as marcas precisam se adaptar a essa nova realidade, agregando mais valor à sua comunicação com conteúdos que aproximem mais o consumidor e ofereçam soluções efetivas para os seus problemas. Vale lembrar que as métricas de posts e conteúdos publicados e patrocinados na rede social continuam visível para o administrador da conta, o número de likes fica oculto apenas para o público geral.

 

Valor X Curtidas

Se a experiência do usuário já era o foco das estratégias de Comunicação Digital, com essas mudanças esse propósito se acentua ainda mais. O Instagram torna-se uma plataforma ainda mais relevante para as empresas que investem em conteúdos que estejam verdadeiramente alinhados com seus públicos, já que o usuário passa a compartilhar o que realmente acredita ao invés de publicar algo por retorno em formato de curtida.

Mais do que gerar alcance, a principal função das redes sociais é conectar as pessoas, marcas e ideias. Defender campanhas e trabalhos de comunicação que tenham como único argumento os likes, já não é mais suficiente, é preciso ter propósito e gatilhos que estimulem o engajamento do público com a marca. Considerando que esses números influenciam de forma indireta o negócio, existem outras métricas e ações que podem ganhar mais investimentos para gerar valor, grandiosidade e impactar o usuário/consumidor de forma assertiva.

 

Agora que você já sabe como o fim dos likes vai influenciar diretamente a sua estratégias de comunicação, leia um pouco mais sobre a importância do conteúdo para a comunicação da sua empresa.

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