O Employer Branding é um termo que vem ganhando notoriedade no mercado, justamente por elevar o conceito de comunicação interna e trabalhar uma nova perspectiva de integração entre empresa e colaboradores. Vale ressaltar que essa não é apenas uma ideia abstrata, para fazer valer essa ferramenta, é preciso provar para o mercado que ela realmente existe dentro do ambiente corporativo.
A competitividade dos dias atuais exige das empresas um movimento contínuo, não só para chamar a atenção dos profissionais como também para retê-los dentro da organização. Atrair e preservar os melhores talentos do mercado, além de reduzir o turnover, garante maior produtividade e diminuí os gastos e dores de cabeça com novas contratações e capacitação.
Segundo dados do LinkedIn, uma empregadora mais forte que seus concorrentes alcançam uma redução de 43%, em média, no custo por candidato contratado, além de contabilizarem um crescimento 20% mais rápido do que as demais.
O que é Employer Branding
Em uma tradução livre, este termo significa “marca do empregador” e consiste em uma série de técnicas e ferramentas que ajudam a empresa a criar uma imagem positiva a respeito do seu local de trabalho, tanto para o mercado quanto para os seus colaboradores.
A estratégia principal por trás do employer branding é fortalecer os pontos positivos da empresa, estreitar a sua relação com a equipe interna e, consequentemente, melhorar a sua imagem. Além de ter um grande impacto no ecossistema corporativo, esse trabalho transforma a organização em um local desejado para as pessoas construírem suas carreiras.
Mas, por mais incrível que tudo isso pareça, é importante entender que não basta entusiasmo e iniciativa, é preciso ter planejamento e cuidado para conquistar o posto de uma marca empregadora.
Um novo modelo de gestão de equipe
O mercado mudou, e implantar novas ideias e recursos dentro de uma organização exige o comprometimento de toda a equipe para fazer dar certo. O setor de Recursos Humanos não é o único responsável por isso, é preciso integrar a comunicação, o marketing e a gestão para que todos possam caminhar em busca do mesmo objetivo.
A comunicação institucional torna-se essencial para a configuração e implantação deste projeto. Com ela é possível revisitar o plano de negócio, projetar metas internas, estabelecer diretrizes para integrar as equipes e criar uma cultura organizacional que promova iniciativas e comportamentos conectados com essa frequência.
O resultado de tudo isso? A construção de equipes de alta performance conectadas com o propósito da empresa, todos rumando para o mesmo caminho.
Outros benefícios do employer branding:
- Atração de talentos do mercado;
- Retenção dos colaboradores certos;
- Menos custo e maior produtividade;
- Formação de colaboradores promotores (pessoas apaixonadas pela sua empresa).
Quer ver como isso rola na prática? Separamos alguns de nossos cases de sucesso nessa área, vem conferir: Carta Proposta | Campanha Carreira em Foco.