Veja como potencializar a gestão dos seus projetos e ganhar mais agilidade e assertividade nos resultados

Executar um bom projeto exige uma série de pré-requisitos, para que no meio do caminho a equipe não se perca e acabe gastando mais tempo e energia do que o necessário na execução das tarefas propostas. Na efetivação dos projetos, planejar torna-se tão ou mais importante do que sair por aí fazendo as coisas de forma desorganizada só para cumprir um cronograma.

Você já deve ter ouvido por aí nomes como Agile, Scrum, Kanban, entre outras nomenclaturas de metodologias para gestão de projetos. Inicialmente desenvolvidas para o universo da programação, essas chamadas Metodologias Ágeis são excelentes aliadas para dinamizar os resultados obtidos durante a execução e otimizar gastos com tempo e dinheiro.

Além de acompanharem a nova dinâmica do mercado, essas metodologias trouxeram benefícios para o desenvolvimento dos trabalhos e facilitaram a resolução de problemas do dia a dia. Vamos entender um pouco mais a fundo esse conceito e ver como elas podem ajudar nas demandas da sua empresa.

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são alternativas criadas para substituir a antiga e tradicional gestão de projetos, que antes consumiam muito tempo e energia dos desenvolvedores de softwares, gerando resultados obsoletos e onerosos para as empresas. Com a eficiência dos métodos e os excelentes resultados obtidos, essa ideia se expandiu e foi adaptada para diferentes áreas como gestão, comunicação e até na elaboração de produtos.

A base das metodologias ágeis está fundamentada em 3 importantes passos. São eles:

  1. Entender onde você está;
  2. Projetar para onde deseja ir;
  3. Avaliar o que aconteceu e os resultados obtidos.

Com a aplicação desses passos em loop, é possível acompanhar a evolução do projeto e obter uma gestão mais eficiente, garantindo que ele esteja alinhado com o dinamismo do mercado, atendendo as constantes mudanças que podem impactá-lo.

Existem alguns pontos fundamentais que devem acompanhar a execução de todo o trabalho, sendo aplicados desde o começo da concepção da ideia até a execução e finalização da entrega. Siga essas dicas:

  • Olhe para o problema de forma objetiva, evite perder tempo e energia com análises ou comunicações ineficientes que não irão resolver as suas questões.
  • Entre duas opções, escolha sempre aquela que torna as coisas mais fáceis. Com isso será bem mais simples readequar ou reiniciar os processos, caso necessário.
  • Tenha cuidado para não estabelecer prioridades erradas. Analise bem o resultado que você deseja obter e veja quais etapas estão mais alinhadas com esses objetivos.
  • Tome decisões que sejam fáceis de mudar no futuro. Leve sempre em consideração a dinâmica do mercado e a necessidade de constante mudança que ele exige.

Tipos de métodos ágeis que podem te ajudar na gestão de projetos 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a ideia e aplicação das metodologias ágeis, é hora de conhecer melhor os diferentes tipos de métodos e suas principais diferenças. A partir daí, vai ficar bem mais fácil escolher qual a melhor opção para você utilizar.

  • Lean

O método Lean está baseado em 3 pilares: construir, medir e aprender. A principal ideia aqui é evitar desperdícios, errar rápido e corrigir na mesma velocidade, mudando de direção, caso necessário.

  • Agile

Um dos métodos mais utilizados, o Agile permite  que os projetos sejam construídos em pequenos ciclos, de forma flexível e dinâmica. O principal objetivo é adaptar-se continuamente, readequar as estratégias de acordo com as mudanças e feedbacks dos clientes.

  • Scrum

No método Scrum o planejamento é o primeiro e principal passo para iniciar o projeto, e todo o seu desenvolvimento está focado em uma abordagem interativa e incremental. O scrum ajuda a evitar atrasos, preza pelo colaborativismo entre equipe e garante maior economia de tempo e dinheiro em toda a gestão.

  • Kanban

Esse método é baseado em um processo antigo, desenvolvido pela Toyota na década de 40. Ele conta com um gerenciamento simplificado e uma abordagem mais visual e focada em fluxos de valor. Garante entregas contínuas com agilidade, estabelecendo uma boa relação entre a quantidade de tarefas cumpridas e a qualidade das entregas efetuadas.

Citamos aqui algumas das metodologias ágeis disponíveis no mercado. Além dessas, existem muitas outras com processos e abordagens diferentes que você também pode aproveitar. Chegou a hora de compilar todo esse conhecimento, escolher o método que mais se adequa ao seu projeto, pesquisar mais afundo a sua aplicação e colocar ele em prática para trabalhar.

Quer saber mais sobre as metodologias e abordagens que a Agência Pavé usa em seus processos? Confira esse texto e inspire-se!

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment