Veja como fortalecer a cultura corporativa e manter a equipe engajada no Home Office

Entre tantas mudanças e adaptações, um dos maiores desafios que as organizações têm enfrentado nos últimos meses é a relação próxima e o engajamento entre empresa e colaboradores. Com o distanciamento social, uma série de problemas surgiram e com eles a dificuldade dos grupos corporativos de se adaptarem ao home office.

Um estudo global realizado pelo Gartner mostrou que a quarentena imposta pelo COVID-19 levou 77% das pequenas e médias empresas brasileiras para o trabalho remoto. E não pense você que isso foi apenas uma onda momentânea, muitas organizações já passaram a oferecer a possibilidade de escolha do home office no futuro pós-pandemia, seguindo as gigantes da tecnologia como o Google, Twitter e Facebook.

Partindo da adaptação a este novo modelo de trabalho e seguindo com a dificuldade em manter uma comunicação humanizada, sem deixar de olhar para questões como relacionamento entre equipes, produtividade, carga de trabalho, etc, o desafio torna-se ainda maior. Um fator, que antes era visto como um benefício para o colaborador, hoje passa a ser uma ferramenta de destaque para a atração e retenção de talentos, com a adoção de uma jornada mais flexível.

Cultura Corporativa

Diante desse cenário, construir uma cultura corporativa sólida e fortalecer os valores da organização torna-se ainda mais essencial na era do trabalho remoto.  Mas a pergunta principal é, como fazer isso?

Listamos aqui algumas dicas para você promover um ambiente de trabalho mais inclusivo na sua empresa, confira:

  1. Procure manter um contato frequente com as equipes realizando alinhamentos periódicos e videoconferências. Isso ajuda a reforçar os vínculos e manter todos atualizados sobre o que acontece na organização.
  2. Crie uma cultura de feedbacks com foco nas evoluções e pontos de melhorias que podem auxiliar no desempenho profissional. Além disso, esse é um excelente momento para o gestor estabelecer um contato mais próximo e criar vínculos que irão melhorar as relações entre empresa e colaborador.
  3. Valorize a sua força de trabalho e reconheça o esforço que eles realizam. Focar na inclusão das equipes com os propósitos da organização ajuda a construir o senso de pertencimento e criar um local de trabalho agradável, saudável e positivo.
  4. Promova cursos, imersões e reuniões com temas diferenciados para descontrair e movimentar o pessoal. Com essa nova configuração da jornada de trabalho, momentos como esse são ótimos para as pessoas trocarem experiências, conversarem, além de agregar mais conhecimento sobre o universo da empresa.
  5. Por último, e não menos importante, invista em um planejamento de comunicação interna focado em engajamento e conexão. Manter uma comunicação próxima e transparente com os profissionais é fundamental para evoluir com a equipe e garantir a manutenção do relacionamento com propósito.

Enquanto o mercado se adapta a esse novo cenário, é primordial continuar promovendo uma cultura de pertencimento e impactar tanto líderes quanto colaboradores, com iniciativas que incentivem o diálogo constante, facilitem processos do dia a dia e melhorem cada vez mais a gestão da experiência humana.

Essas dicas podem ajudar a sua empresa durante o distanciamento social, e o apoio de uma agência de comunicação pode melhorar ainda mais seus resultados. O endomarketing é uma ferramenta poderosa para promover essa transformação e pode te auxiliar na construção de um ecossistema organizacional mais integrado, sólido e positivo.

Nessa jornada em busca do fortalecimento da cultura corporativa, já apoiamos alguns clientes em projetos de integração e comunicação interna, dentre eles a produção de micro eventos, programas de saúde com ginástica laboral, treinamentos, entre outros. Conte com a nossa equipe, nós podemos ajudar você e o seu RH a engajar os profissionais e oferecer uma experiência muito mais conectada e colaborativa.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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