Desafios do mercado pós-covid – Como as empresas estão se readequando a este novo modelo

Nos últimos meses o mercado vem empreendendo grandes esforços para se adequar ao novo cenário imposto pela pandemia. Muitas empresas já entenderam a necessidade de uma migração rápida de seus processos e operações para o ambiente digital, e ao que tudo indica, essa mudança veio para ficar.

Um dos setores que mais sofreu foi o de eventos, que registrou um impacto de 98% segundo a Ubrafe. Consequentemente, empresas diretamente ligadas com a área, como fornecedores e prestadores de serviços também foram impactados.  A própria Agência Pavé, que trabalha com clientes como a GL events Live, que atua com cenografia, montagem de estandes e comunicação visual e o Centro de Convenções Salvador, um dos maiores espaços de eventos da Bahia, também foi afetada pelo cenário.

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que para vencer este momento as empresas do setor estão tomando algumas medidas, dentre elas o aprimoramento da gestão (30,1%), o fortalecimento de relacionamento com o mercado (25,2%), a qualificação da equipe (17,2%) e a adoção de novas tecnologias (15,5%). Segundo Iron Neto, Head of Business da Projeto Futuro Live, além dessas adaptações, um novo mindset deverá ser criado.

“As maiores e mais fundamentais transformações do nosso mercado virão agora. As empresas assumirão o seu verdadeiro papel neste novo presente, que é justamente atuarem com empatia, estarem ao lado da sociedade, e acima de tudo, entenderem que vender é uma consequência de seus atos. A fraternidade passa a ser um KPI fundamental para a reputação das marcas.”

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O setor de eventos, que representava 4,32% do PIB brasileiro, hoje está se unindo diante das dificuldades para conquistar avanços e viabilizar alternativas que auxiliem no seu crescimento como ecossistema.

As pessoas esperam mais das marcas

Os tempos de pandemia não estão transformando apenas os setores, mas também levando os consumidores globais a modificarem conceitos e interesses a respeito do mercado e a forma que enxergam e se relacionam com as marcas. Um estudo realizado pela FleishmanHillard, apontou os medos e expectativas das pessoas com relação as corporações:

  • 73% disseram que a pandemia mudou a maneira como enxergam o mundo;
  • 94% apontaram que os governos têm um papel a cumprir no combate à crise;
  • 88% acreditam que os negócios locais podem assumir um papel relevante neste cenário;
  • 85% esperam que as grandes corporações também se envolvam nesse processo.

Diante disso, vemos a importância das empresas reavaliarem seus valores e prioridades, e acima de tudo, entenderem que as escolhas que farão daqui para frente irão impactar diretamente na sua imagem e nos negócios como um todo.

Novas tendências e comportamentos

O aumento do consumo de produtos digitais, a diminuição de compras impulsivas, a queda no mercado de prestação de serviços e as mudanças nas atividades de lazer são algumas das tendências registradas nos últimos meses. Isso mostra claramente uma alteração no comportamento do consumidor, diante do momento de instabilidade e incertezas gerado pela chegada do COVID-19.

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Se o fator humano já era importante, agora no cenário pós-pandemia ele cresce ainda mais, com um grande reforço da importância dos valores e da preocupação com pontos essenciais como: segurança e saúde, meio ambiente e o engajamento com causas que visam o bem coletivo.

É hora de olhar para frente e lançar mão de ferramentas poderosas, como a comunicação, para aumentar o engajamento com o público e transformar seu negócio de maneira integral (interna e externa).

Juntos podemos construir um novo futuro, vem com a gente!

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