Vale a pena terceirizar? Veja a importância da Comunicação Corporativa na retomada do pós-crise

Os desafios do mercado crescem diariamente, e conquistar resultados com boas oportunidades de negócio fica cada vez mais difícil diante do atual cenário econômico. Segundo dados do IBGE, 716.000 empresas fecharam as portas desde o início da pandemia no Brasil. Que o novo coronavírus teve um impacto negativo em todos os setores econômicos é fato, mas os mais afetados diante dessa situação foram os de serviço com 39,4%, e as pequenas e médias empresas com cerca de 37%. 

Das organizações que sobreviveram a esse tsunami de mudanças, aquelas que já investiam em transformação digital, na melhoria de seus processos internos e na humanização do atendimento foram as que registraram menor impacto. Uma das coisas que ficou clara neste período de pandemia, é que muitos consumidores mudaram suas prioridades e expectativas com relação as marcas que se relacionam. Um estudo mostrou que cerca de 85% das pessoas esperam um papel relevante das grandes corporações e 88% acreditam que os negócios locais podem assumir um papel importante nesse processo que o mundo vivencia hoje. 

Diante disso, adequar o negócio e a comunicação das empresas para atenderem esse novo momento, é essencial para sobreviver e alcançar novas oportunidades. Buscar uma visão externa e profissional também pode ajudar, afinal com a inconstância do mercado e tantas mudanças no comportamento do consumidor, essa tarefa pode ser mais desafiadora do que parece.

A importância da comunicação corporativa para o crescimento da empresa 

A comunicação corporativa é uma ferramenta estratégica que une um conjunto de ações e recursos práticos, aplicados com o objetivo de impactar os diferentes públicos de uma organização. Com ela, é possível se comunicar de maneira efetiva e assertiva com colaboradores, clientes, fornecedores, dentre outros stakeholders da marca.

Neste momento de pandemia, mais do que informar, um bom planejamento de comunicação corporativa precisa conectar, criar laços e vínculos entre as empresas e seus públicos.

Para aplicar essa ideia na prática e melhorar a comunicação, vale seguir essas dicas:

  • Conheça seus públicos e saiba quais os melhores canais para se conectar com eles;
  • Crie planos de conteúdo que atendam as necessidades de seus clientes e parceiros; 
  • Pratique uma comunicação empática, mantenha-se próximo e ajude no que for possível; 
  • Conte com uma equipe qualificada e multitarefas, que seja capaz de cumprir com as demandas de forma rápida e profissional;  
  • Monitore e mapeie constantemente as tendências e oportunidades geradas pelo momento;
  • Integre seus times internos para que eles possam refletir no atendimento todo o engajamento da sua organização com o mercado. 

Uma boa reputação corporativa não é construída da noite para o dia, ela é resultado de muito planejamento, trabalho estratégico e implantação de políticas especializadas, que representem o posicionamento da marca e melhorem o desempenho da empresa diante de seus concorrentes. 

Entenda por que vale a pena terceirizar a comunicação

Os desafios impostos pelo atual momento, acabam limitando as possibilidades de atuação e desempenho dos projetos na área. Além da falta de tempo, algumas organizações acabam tendo que trabalhar com uma equipe reduzida e muitas vezes não possuem capital para investir em profissionais qualificados que deem conta de planejar, executar e acompanhar essas tarefas.

Terceirizar a comunicação pode ser uma ótima alternativa.  Com os serviços de uma agência especializada, além de profissionalizar a sua comunicação você também pode dispor de inúmeras vantagens como: 

  • Redução de custos;
  • Planos estratégicos mais assertivos;
  • Economia de tempo;
  • Competência e assertividade nas ações;
  • Agilidade nas execuções e entregas.

A comunicação não é mais um diferencial, é uma necessidade. Hoje mais do que nunca ela é uma ferramenta estratégica para os negócios e pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma organização.

A Agência Pavé tem 7 anos no mercado e é especialista em comunicação corporativa. Conta com mais de 50 empresas atendidas e mais de 100 projetos digitais realizados, além de cases relevantes na área. Conheça mais sobre as nossas soluções e entre em contato com a nossa equipe.  

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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