Os principais desafios enfrentados pelas empresas para encontrar profissionais e parceiros de comunicação especializados

Quando o assunto é comunicação, as empresas de Tecnologia da Informação enfrentam grandes desafios na hora de encontrar agências e profissionais especializados que saibam dialogar com seu público. Para atender esse segmento de forma assertiva não basta ter o conhecimento em comunicação, é necessário conhecer a fundo seus stakeholders e ter abertura para aprender mais sobre suas variadas especificidades.

Hoje, a maioria das empresas do setor já consegue enxergar a importância de manter os investimentos de comunicação ativos e criar um bom relacionamento com seus clientes. Segundo informações colhidas pelo relatório The CMO Survey – Highlights and Insights, em média, o orçamento de marketing representa 6,9% das receitas das empresas. Para as que trabalham com serviços B2B esse número gira em torno de 6,8%, já para as organizações que fazem parte do setor de tecnologia, softwares e biotecnologia o investimento alcança 8,5% da receita.

Para realizar e executar um planejamento de sucesso, é imprescindível manter a rápida gestão e adaptação a pontos importantes como o uso de terminologias específicas, o mix de idiomas e a amplitude de conhecimentos sobre produtos e setores relacionados. Outra necessidade desse segmento, é a comunicação realizada em múltiplos canais que além de responder a parte mercadológica, também precisa atender a públicos paralelos como parceiros, fornecedores e colaboradores. A rápida velocidade com que ocorrem as constantes mudanças é outra característica que precisa ser cuidadosamente assistida, afinal os discursos institucional e comercial precisam estar constantemente alinhados com as novidades que surgem todos os dias no mercado.

Soluções para a comunicação em TI

Mesmo oferecendo soluções e produtos conectados com os avanços do mercado, na maioria das vezes a comunicação das empresas de TI é deixada de lado, devido a correria do dia a dia e a necessidade de priorização do desenvolvimento de outras áreas. No entanto, com isso, a atualização do discurso e a promoção de novas ações acabam não acontecendo, ocasionando a perda de muitas oportunidades de expansão com novos negócios e parcerias.

Garantir um parceiro de comunicação especialista no setor de Tecnologia da Informação faz toda a diferença, pois além dos profissionais conhecerem as principais questões que envolvem esse universo, também possuem a competência necessária para oferecer um planejamento assertivo e propor peças de comunicação direcionadas para cada público.

Aproveitando experiência e expertise da Agência Pavé no atendimento ao setor de TI, separamos algumas dicas de ações que podem ajudar a sua empresa a iniciar um planejamento de comunicação. Alguns investimentos, em especial, ganham destaque para esse setor e podem funcionar muito bem quando aliados a uma boa estratégia comercial. São eles:

  • Marketing de conteúdo: uma estratégia base que deve ser aplicada em todo planejamento de comunicação digital da empresa, com base no comportamento do consumidor e nas relações que a empresa deseja estabelecer com o mercado.
  • Email marketing: um canal essencial para se conectar com os diferentes públicos da empresa, mantendo atualizada a ponte de informações e negócios entre a organização e seus stakeholders.
  • Redes sociais: uma ferramenta estratégica para divulgar produtos e serviços, comunicar as novidades da empresa e manter a interação com os seguidores da marca.
  • Eventos: uma ação que deve ser aplicada estrategicamente, de acordo com as oportunidades de mercado e a necessidade da organização. Uma ação produtiva fazer networking, estabelecer parcerias, gerar leads e até fechar vendas importantes.

Com uma metodologia focada na imersão das principais áreas de atuação e produtos, é possível entender melhor o universo do cliente.  A agência Pavé conta com profissionais especialistas que contabilizam mais de 10 anos de experiência em comunicação para TI, além de atender mais de 20 clientes com diferentes projetos para o setor. Uma equipe qualificada e diversificada, que une tecnologia, processo e pessoas para realizar um trabalho assertivo e entregar resultados efetivos.

Venha conhecer um pouco mais da Agência Pavé e veja o que ela pode fazer para a sua empresa de TI: https://www.agenciapave.com.br/comunicacao-ti/

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment