Os 5 erros mais frequentes em comunicação que você não deve cometer neste ano

Para 2019 queremos ajudar a sua empresa a alcançar os melhores indicadores de desempenho em comunicação. Quando o foco é o ambiente corporativo existem alguns pontos que precisam ser observados e também algumas ações base que necessitam ser aplicadas para não gerarem ônus para a comunicação. Divulgar e saber comunicar o seu negócio no mercado é essencial para a sua empresa crescer e alcançar novos patamares de realização.

Para te apoiar nessa tarefa selecionamos os 5 erros mais frequentes em comunicação que você não deve cometer na sua empresa. Confira:

  • Não ter um planejamento de comunicação

Começar o ano sem um planejamento de comunicação é um erro que muita gente comete e pode ser fatal para o avanço da empresa e melhoria das vendas. O plano de comunicação está diretamente atrelado ao planejamento estratégico da organização, e com ele todas as ações que serão aplicadas ao longo do ano serão traçadas e claramente descritas para alcançar as metas propostas. Esse trabalho garante à empresa um mapeamento concreto dos possíveis cenários que ela poderá encontrar lá na frente, deixando-a muito mais preparada para seguir.

Saber onde a empresa está, por qual caminho pretende seguir e quais objetivos quer alcançar é o primeiro passo para iniciar esse processo. Uma organização integrada, com estratégia e comunicação alinhadas, tem muito mais chances de alcançar seus objetivos.

  • Trabalhar de forma isolada

Vale lembrar que 2 cabeças pensam melhor que 1, logo a ideia de fazer tudo sozinho pode não ser tão produtiva quanto se imagina. Um dos erros que a maioria dos gestores acabam cometendo, e que gera grandes problemas para a empresa, é justamente achar que o trabalho isolado é mais rápido e eficiente. No ambiente corporativo, a maioria das áreas estão correlacionadas e se conversam de alguma forma, por isso o trabalho em rede é muito importante.

Os gestores e profissionais que fazem a ponte entre empresa e as equipes que realizam a comunicação precisam estar diretamente integrados, isso dinamiza o fluxo de trabalho e aumenta a assertividade das ações. Construa uma rede conectada de parceiros e especialistas que estejam atualizados sobre as estratégias e diretrizes da organização, para que o alcance das metas tenha maior efetivação no mercado.

  • Revisitar o planejamento só no final do ano

Deixar para rever o plano de ações só no final do ano pode ser um “tiro no pé”.  Com a rápida movimentação do mercado as coisas mudam muito rápido, por isso a relevância de revisar as estratégias e adequar o planejamento frequentemente. Vale fazer uma análise geral, pelo menos a cada trimestre, examinar o que realmente está dando resultado e o que precisa ser repensado.

Na comunicação digital essa atenção precisa ser ainda maior. Com a rápida expansão e as frequentes mudanças nas redes sociais, as novidades surgem a cada dia, por isso é imprescindível ficar atento para não perder o time das campanhas.

  • Manter uma equipe dispersa e não qualificada

Mais uma vez entramos no quesito trabalho em equipe. Quando o planejamento de comunicação começa a ser traçado, é essencial reunir representantes de áreas estratégicas para contribuírem com essa construção. Com a visão e a experiência de quem vivencia o dia a dia e os desafios da organização, é possível trabalhar metas mais realistas e fazer projeções mais assertivas, que estejam de acordo com a real necessidade da empresa.

Depois de pronto, é interessante que as equipes recebam o planejamento traçado e estejam a par de tudo que será realizado. Um bom exemplo desse trabalho, é a integração entre RH e comunicação que permite trabalhar ações concretas de comunicação interna como revisão de atividades, programas de reciclagem, construção de treinamentos, workshops de atualização, eventos, etc.

  • Esquecer de metrificar as informações

Metrificar as informações é um passo muito importante para as ações de comunicação. Através dessa análise e acompanhamento a empresa consegue avaliar o que está dando resultado e o que deve ser descartado, elas também ajudam a entender melhor o comportamento do consumidor, além de proporcionar maior otimização dos investimentos.

A metrificação ajuda a ter uma visão muito mais ampla, ágil e com poder comparativo. O ideal é que esse acompanhamento seja constante e sistemático, assim será possível realizar os ajustes necessários e melhorar os resultados da empresa.

Agora que você já sabe mais sobre os 5 erros mais frequentes em comunicação, prepare papel, caneta, equipe e computadores para iniciar o seu planejamento e efetivar as realizações da sua empresa em 2019.

Somos uma agência de comunicação especializada no setor corporativo e podemos te ajudar a realizar esse trabalho, construindo um planejamento direcionado e estratégico para a sua empresa.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho!

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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