O perfil do gestor de comunicação ideal

As organizações têm buscado gestores de comunicação com múltiplas habilidades e competências e algumas características adicionais para quem deseja se destacar na carreira.

Ao assumir um papel de gestor é necessário deixar as ferramentas operacionais e subir um nível, que exige maior entendimento e compreensão de estratégias, objetivos e o total alinhamento com a organização. Poder ir além, sair da caixinha e apoiar diretamente em mudanças, melhorias e processos.  Estas são algumas características do gestor de comunicação.

Se optarmos por dividir o conhecimento em meio às ações práticas que podem ser implementadas na vida pessoal ou profissional, eu diria que:

No âmbito pessoal, sair da zona de conforto, olhar além do horizonte de possibilidades, pensar de forma estratégica, abrir um caminho para ser mais inteligente e menos processual. Entender que a comunicação vai além do simples informar, é educar, preparar, intervir.

No meio profissional, se preparar com conhecimento contínuo e formações diferentes, como finanças, métricas, planejamento, project management ajudam muito, porque as cobranças serão por resultado, retorno do investimento e tudo isso, sem estourar o budget.

E o gestor de comunicação precisa de mais!

Uma necessidade: comunicação diplomática

  • Liderança – papeis, responsabilidades e transmissão da mensagem.
  • Efetividade na comunicação – para quem e por que?
  • Comportamento – relações e impactos.

As três características listadas acima são fundamentais para gestores, independente da áreas de atuação, mas o que muitos profissionais precisam desenvolver é a comunicação diplomática, que é resultado do jogo de cintura e controle emocional que nem todas as pessoas têm.

Contar até 10 ou 100 passa a ser comum em funções que exigem maior responsabilidade. Na comunicação isso envolve lidar com a opinião de outros profissionais como diretores, CEOs, presidentes. Há uma cultura nas companhias brasileiras em que todos se sentem um pouco conhecedores da comunicação, em especial porque grande parte dos cursos de MBA e Pós Graduação em Business incluem em suas grades, conteúdos de Marketing. Então equilibrar as opiniões alheiras (que podem ou não ser relevantes) é um necessidade fundamental.

Saber ser diplomático e ter sangue frio farão parte da rotina, o que não significa se tornar um robô, mas sim, saber posicionar-se com sabedoria, firmeza e adotar a locução certa para cada púbico.

Tecnologia da Informação: se não gosta, aprende a gostar

Lidar com processos tecnológicos pode ser algo simples para novas gerações, então pode parecer que o conhecimento será empírico, natural, sem necessidade de aprofundamento. Essa ideia está errada. Diferentes iniciativas em comunicação são dependentes de recursos tecnológicos e mais do que ativar campanhas de Live Marketing, o gestor de comunicação eficiente deve trazer insumos e informações que tecnologias analíticas oferecem.

As ativações com públicos internos ou externos também dependem de uma comunicação integrada com um mix entre offline e o online, sem falar nas métricas e comprovação dos resultados.

Big Data, Inteligência Cognitiva, Analytics são apenas alguns termos que passam a fazer parte da rotina.

Gestão de pessoas: entre compartilhar conhecimento e aprender com a equipe

O gestor de comunicação precisa ter em sua essência a liderança e saber um pouquinho de psicologia e recursos humanos. Entender os potenciais de sua equipe, capacidade de entrega, pontos fracos e fortes. Saber de quem exigir mais ou menos, promover talentos e ainda saber quem não tem aptidão para a coisa.

O comportamento do gestor é muito importante porque pode inspirar ou desmotivar o time.

E mais! Aprender todos os dias, com os erros e acertos, incluindo críticas construtivas, porque em comunicação, mais do que em qualquer função, é necessária a completa sinergia entre os profissionais.

Lembrando que além da equipe, o gestor de comunicação é um interlocutor entre outras áreas da empresa, contatos externos como agências parceiras, diferentes fornecedores e o board da companhia onde atua.

Saber ouvir e entender é fundamental para inovar a comunicação de acordo com a necessidade da organização. O bom gestor terá feeling para saber, planejar e projetar o time, os parceiros e os recursos necessários.

Diretora de Planejamento e Conteúdo na Agência Pavé, especialista em Comunicação Corporativa pela ECA USP e experiência em projetos de Comunicação Interna e Digitais.

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