Newsletter: excelente ferramenta de comunicação para sua empresa

As newsletters já são velhas conhecidas no mundo virtual, durante muito tempo elas foram rejeitadas e encaradas como spam na caixa de entrada de muitas pessoas, mas este cenário está mudando. Ela vem se consagrando como uma excelente ferramenta para comunicação interna e, principalmente externa, com o público que contrata uma empresa ou segue a sua marca.

Hoje, com o avanço das tecnologias e das estratégias de marketing digital, a forma de fazer uma news mudou e o objetivo dela também. Antes, acreditava-se que essa era mais uma ferramenta de venda, que deveria ajudar a empresa a divulgar seus produtos/serviços e passar informações. Aquelas bem frias, sem muita importância, só para mostrar ao cliente: “Olha nós estamos aqui!”.

E para mostrar como essa ideia era um fracasso, me responda: Quantas coisas você já comprou diretamente de uma newsletter?

Já recebemos uma infinidade de e-mails por dia, você não quer gastar tempo com mais um que não vai mudar a sua vida.

O QUE É NEWSLETTER?

Antes de mais nada é preciso conhecer essa ferramenta e o objetivo dela, ao ser aplicada na comunicação digital. No marketing online, a newsletter é uma forma personalizada de receber um determinado tipo de conteúdo. O principal objetivo dela é criar um mailing, uma lista de contatos poderosa para a equipe de vendas e marketing. Além disso, quando trabalhada de forma correta, a news ajuda a manter um relacionamento próximo com o cliente, oferecendo conteúdos relevantes e, vez ou outra, divulgando as novidades de mercado da empresa.

Pensando nisso, antes de começar a produzir e disparar uma news para os seus clientes e prospects, vale refletir qual é o objetivo que você pretende alcançar com ela. Veja se essa ferramenta é realmente relevante para a empresa e se ela se encaixa na proposta do seu objetivo. Se mesmo assim a resposta for positiva, vale analisar também qual é o tipo de news mais recomendada para o seu propósito, e é aí que começa a parte estratégica do assunto.

INFORMAÇÃO X ESTRATÉGIA

Como dissemos anteriormente, para explorar todo potencial dessa ferramenta é preciso estratégia e boa informação. É só se colocar no lugar do seu cliente ou consumidor, você gostaria de perder tempo com conteúdos chatos, que não agregam em nada na sua vida?  Por isso, na hora de pensar e planejar a sua newsletter é importantíssimo ter foco e saber direitinho a mensagem que a empresa pretende passar, sem perder tempo com informações desnecessárias.

A comunicação, para obter resultados, precisa ser assertiva!

Pense nas informações que o seu público gostaria de ver, temas que estejam relacionados com a sua empresa e que façam a diferença no dia a dia de quem está lendo. Claro que você não vai deixar de aplicar a mensagem promocional na sua news, mas isso deve ser feito de forma estratégica. Equilibre o seu conteúdo e lembre-se sempre da regra 90/10: 90% de conteúdo relevante, educacional e construtivo, e 10% de conteúdo promocional para divulgar seus produtos ou serviços.

Na hora de escrever o conteúdo, lembre-se de utilizar uma linguagem leve e que converse com o público da sua empresa. Outro ponto relevante é o “Assunto” da sua news, o título que aparecerá na chamada do e-mail. Esse deve ser bem elaborado e impactante, isso vai ajudar a não correr o risco de ter o seu e- mail deletado antes mesmo de ser aberto.

Depois de construída, não deixe de planejar questões básicas como o mailing que receberá esse conteúdo, as ferramentas de disparo e análise, além do melhor horário para o compartilhamento do conteúdo

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Hoje, as empresas podem contar com uma infinidade de ferramentas de divulgação e comunicação digital como redes sociais, portais, e-mails, e-books, entre outras possibilidades. Cada uma delas guarda um potencial imenso, mas é preciso entender muito bem como funcionam e a melhor estratégia a ser aplicada, para que eles realmente sejam eficazes para os objetivos da sua empresa.

Resultados efetivos dependem muito de uma abordagem comunicacional adaptada à nova realidade de mercado e ao consumidor 2.0, que se mantém constantemente conectado com as transformações digitais. Nós da Agência Pavé somos especialistas em entender os públicos da sua empresa e criar conteúdos direcionados, como newsletters e comunicação estratégica, para cada um deles.

Venha tomar um café com a gente e veja como nós podemos ajudar no marketing digital da sua empresa!

Por Giovanna Sapienza

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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