Mídias Sociais para empresas

Como essa ferramenta pode ajudar a melhorar a visibilidade da sua organização na internet

Já falamos aqui, em posts anteriores, da importância de criar e manter uma boa estratégia de comunicação digital para as empresas. Diante disso, as mídias sociais tornam-se ferramentas indispensáveis para aumentar a visibilidade da marca e estabelecer uma comunicação ativa com os públicos-alvo. Nos últimos anos, canais como Facebook, Instagram e LinkedIn cresceram e estão se tornando cada vez mais populares. Segundo a revista Forbes, mais de 260 milhões de pessoas usam as redes sociais só na América Latina, e o Brasil é o país com mais usuários do continente, alcançando um total de 93,2 milhões de conectados.

Para as empresas que querem se manter ativas no mercado e próximas de seus clientes, é preciso investir em um planejamento de mídias sociais, que esteja alinhado com o planejamento estratégico de comunicação e vendas da empresa. Hoje, com a forte influência do consumidor 4.0, o cliente torna-se propagador e divulgador da marca que gosta, levando o nome da sua empresa adiante. Engajamento e interação são palavras mágicas, que ajudam a melhorar a visibilidade da marca e estabelecer uma relação próxima com o público.

Principais benefícios das mídias sociais

Claro que todo investimento busca um retorno, e muitos empreendedores antes de iniciarem um planejamento de atuação digital perguntam como isso trará lucro para a organização. Antes de mais nada vale ressaltar que, hoje, a empresa que não está no ambiente virtual, simplesmente não existe para o consumidor. Com os novos hábitos de pesquisa e análise prévia da marca (chamados de pré-compra), muitos negócios acabam ficando de fora do escopo de cotação dos consumidores justamente por não terem uma presença digital.

Além disso, as mídias sociais veem se consagrando excelentes ferramentas para a criação e o compartilhamento de anúncios, saindo em disparada das tradicionais campanhas de jornais e revistas. A integração dos canais está cada vez mais forte, e os conteúdos multitelas estão conquistando os novos hábitos dos consumidores. Dentre os benefícios que as mídias sociais podem trazer para a sua empresa estão:

  • Autoridade: Uma empresa que é especialista naquilo que faz, através do trabalho com as mídias sociais, consegue mostrar ao público a sua autoridade no assunto. Com o compartilhamento de conteúdos relevantes e informações interessantes é possível “educar” o consumidor, esclarecendo dúvidas e utilizando esses canais a seu favor.
  • Engajamento: Outro trabalho que as mídias sociais realizam é o aumento da presença nos sites e o engajamento dos clientes e prospects com a sua marca. Conhecendo bem o seu público, é possível oferecer, por meio das ferramentas, soluções mais completas e aderentes ao seu consumidor.
  • Tráfego qualificado: De nada adianta ter 1 milhão de seguidores, se nenhum deles está realmente interessado no seu produto ou serviço. Com as mídias sociais é possível construir um tráfego de qualidade para o site ou e-commerce, além de reunir grupos que realmente queiram estar próximos da sua empresa.
  • Novas possibilidades de negócios: Sair dos formatos tradicionais já é uma excelente forma de renovar e cavar novas oportunidades de negócios. Com um bom trabalho de mídias sociais essas possibilidades aumentam ainda mais. Quanto melhor a comunicação e a interação de uma empresa nos canais digitais, maiores são as possibilidades de fechar novas vendas.

Vale lembrar que o trabalho das mídias sociais não realiza milagres, essa é mais uma ferramenta dentre tantas outras que o universo digital oferece. Os resultados não acontecem do dia para noite, mas com um planejamento assertivo é possível ver resultados gradativos, além de melhorar a atuação das empresas no mercado e ajudarem-nas a se manterem competitivas.

A Agência Pavé é uma agência de comunicação especialista em planejamento, projetos e execução de planos de comunicação digital e mídias sociais. Venha tomar um café com a gente e veja como a nossa equipe pode ajudar a sua empresa a ingressar ou melhorar a sua atuação nesses canais.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment