Marketing de Conteúdo para empresas

O que é e como ele pode ser utilizado na sua estratégia de comunicação

Com o aumento cada vez mais significativo do uso da internet e das redes sociais, o Marketing de Conteúdo vem se tornando uma ferramenta amplamente explorada no mercado. Usado principalmente como estratégia de atração de clientes, ele utiliza-se de um conteúdo relevante e significativo para criar vínculos com o público e manter um contato importante com os clientes.

Hoje, cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas à internet, desse total, 3,2 bilhões utilizam as redes sociais, quase 42% de todo o mundo. Segundo o IBGE, 94,2% dos brasileiros utilizam a internet para trocar textos e imagens, e dados da Flowtown mostram que 32% leem jornais ou blogs informativos e 92% usam sites de busca para encontrar informações.

É muita coisa, não?

Diante disso, conseguimos ter uma ideia de como os internautas buscam informações relevantes e que possam ajuda-los em diversos processos, como achar o significado ou explicação sobre algo, até os mais complexos como achar informações sobre saúde, processos operacionais técnicos ou dúvidas de temas mais específicos.

O que é Marketing de Conteúdo?

Em seu conceito básico, Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing com foco em atração de leads, por meio da criação de conteúdos como artigos, ebooks, posts, etc. Nele, o foco não é a divulgação explícita da marca, mas sim a oferta de um conteúdo que esclareça as dúvidas do seu público-alvo e ajude-o a resolver seus problemas com relação à um determinado assunto.

E agora você deve estar se perguntando, onde a minha empresa entra nessa história?

Investir em um planejamento e em ações concretas de marketing de conteúdo, ajuda a sua empresa a estabelecer uma proximidade com o público e criar uma base de leads qualificados, que podem vir a ser futuros clientes da sua empresa. Segundo dados da Content Trends, 71% das empresas brasileiras já adotam o marketing de conteúdo em suas estratégias de vendas e chegam a receber até duas vezes mais visitas, além de gerar três vezes mais oportunidades de negócios do que as demais.

Case de sucesso – Hootsuite

Muitos de vocês devem conhecer a Hootsuite, uma das maiores plataformas de gerenciamento de mídia social. Em 2014, a empresa elaborou uma ação muito interessante de Marketing de Conteúdo e criou um vídeo que viralizou, alcançando números bem expressivos.

Eles aproveitaram o gancho da nova temporada de GoT (Game of Thrones), uma série com mais de 10 milhões de expectadores, e construíram um vídeo de divulgação com essa proposta. Ao final, foram contabilizados mais de 1 milhão de visualizações na internet, 11 mil curtidas e 400 comentários.

Confira o vídeo:

Como aplicar na prática?

Para aqueles que querem aplicar o Marketing de Conteúdo na estratégia da sua empresa é necessário seguir alguns passos relevantes. Antes de mais nada é preciso conhecer o seu público-alvo, entender com quem você está conversando, o que eles gostam e qual a dor desse cliente (qual problema ele quer resolver). Depois disso, é importantíssimo estabelecer objetivos claros para ação, afinal todo trabalho começa pelo planejamento. É preciso reunir a equipe e identificar pontos relevantes como linguagem, canais de atuação, ferramentas que serão utilizadas, etc.

Além do contato, seu cliente quer ser ouvido, então de nada adianta startar uma ação se você não terá condições futuras de mantê-la e atender as solicitações do seu público. O monitoramento também é parte fundamental do Marketing de Conteúdo, afinal é exatamente ele que mostrará se suas campanhas e ações estão no caminho certo ou se precisam ser reavaliadas e redirecionadas. Mantenha seu cronograma sempre atualizado e conserve uma prática constante de definição de tarefas, metas e responsáveis.

Se você está buscando um parceiro para te ajudar nessa missão, venha conhecer a nossa equipe. A Agência Pavé tem um time de especialistas para criar um planejamento eficiente e startar ações de Marketing de Conteúdo com você.

Vamos tomar um café?

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment