Marketing 2021 – Confira as tendências deste ano

Que 2020 foi um ano de grandes desafios, isso todo mundo sabe, mas analisando além das dificuldades, muitas mudanças foram geradas, e para melhor. O digital se expandiu no mercado (os e-commerces registraram um aumento de 5,7 milhões de consumidores) e o tão sonhado home office ganhou força (em outubro, cerca de 7,6 milhões de brasileiros trabalharam em casa por conta da pandemia).

Com o “novo normal” as experiências digitais tiveram que ser aprimoradas (e ainda estão passando por este processo). Com um orçamento limitado e mais tempo disponível, os consumidores manifestaram-se mais dispostos a criarem novos hábitos e testarem produtos ou soluções para facilitar a rotina. Um exemplo disso, foi a procura por cursos online que cresceu mais de 200%, além de novas formas de diversão como o uso de streaming, que tornou-se um hábito diário para cerca de 43% dos brasileiros.

Tendências de Marketing no pós-pandemia

Com a chegada inesperada de um período atípico, fatores emocionais e financeiros tiveram que ser levados em consideração, e um novo planejamento pessoal e profissional começou a ser realizado. Como não poderia ser diferente, o Marketing e a Comunicação sentiram os impactos dessas mudanças, e algumas tendências que já cresciam no setor ganharam ainda mais força.

Palavras como empatia, colaboração, comprometimento e diversidade saíram dos discursos motivacionais e passaram a integrar de forma ativa a rotina de muitos profissionais e organizações.

A Deloitte, líder em serviços de Consultoria com mais de 100 anos no mercado, elencou o Top 7 Global Marketing Trends 2021. Destacamos alguns insights desta lista para você se inspirar.

  • Propósito

Menos discurso e mais ação. Com as mudanças da pandemia, a necessidade de engajamento e uma postura social mais ativa, com ações e projetos que realmente causem impacto, tornou-se primordial para as organizações que querem se destacar.

Segundo a Deloitte, a empresa que sabe por que existe e qual a sua missão, está em uma posição privilegiada para enfrentar um cenário de mudanças frequentes.

  • Experiência

Como já falamos anteriormente, a experiência do cliente já é um movimento crescente no mercado. Agora com a ascensão do digital, essas vivências precisam ser cada vez mais aprimoradas e conectadas, em diferentes canais. Direcionar a mentalidade da sua empresa para esse fator, é essencial para ganhar eficiência e potencializar a conexão humana.

  •  Participação

Aumentar o engajamento da empresa com o público, trazer o cliente para participar com a marca. Seja pelas redes sociais ou outros canais, traçar uma estratégia de engajamento com base na participação ativa do cliente, pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

  •  Agilidade

A agilidade já se consolidou como uma premissa fundamental para a rotina de trabalho no pós-pandemia. Este é o momento certo para investir em ferramentas digitais e estratégias relevantes, que ajudem a criar um roteiro organizacional que favoreça a prática do agile marketing e impulsione o crescimento da empresa.

  • Confiança

Falamos de propósito, experiência e participação, mas nada disso adianta se não existir confiança. Em tempos turbulentos, as empresas precisam saber exatamente o que os seus públicos valorizam e, diante disso, alinhar seus compromissos com as necessidades de seus consumidores.

  • Fusão

Parcerias entre setores e empresas estão em alta, vale tudo para ajudar o cliente a criar novos produtos e soluções para o negócio. Combinar ideias e recursos, dividir habilidades.  Aquele velho ditado entra em ação, duas cabeças pensam melhor do que uma.

  •  Talento

A medida que o mercado muda, os profissionais também precisam se atualizar. O Marketing passa por rápidas mudanças e a evolução dos talentos é essencial para que as empresas se posicionem com um diferencial competitivo.

Cultura e Comunicação

Diante deste cenário que se forma com a chegada de um novo ano, vemos novamente a importância de estabelecer uma boa comunicação e a valorização de uma liderança resiliente, ou seja, o poder de ressignificar as dificuldades e obstáculos com uma visão mais realista, sem deixar a estratégia e o otimismo de lado. Com um ambiente mais leve e positivo, focado em ações, compartilhamento e comprometimento (de ambas as partes), fica mais fácil manter a competitividade e crescer no mercado.

“A transformação digital vai muito além do investimento em tecnologia, é sobre mudança dos modelos de negócios. É sobre fazer sentido para as necessidades das pessoas, e isso mexe com a cultura das organizações.”

Ronald Ng – Global Chief Creative Officer da Isobar

Agora que você já está atualizado sobre as Tendências do Marketing para 2021, chegou a hora de transformar a comunicação da sua empresa. Temos um time pronto para te ajudar nessa missão, venha bater um papo com a nossa equipe.

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