Entenda como utilizar essa ferramenta e porque ela é importante para a sua empresa

Os profissionais que trabalham com comunicação e SEO passaram por períodos turbulentos, devido às grandes atualizações que o algoritmo do Google recebeu nos últimos meses, impactando diretamente o trabalho de divulgação de vários sites. Independente das mudanças e novas regras, o conceito de “Conteúdo de Qualidade” vem sendo cada vez mais explorado para manter a comunicação das empresas ativa e trabalhar na otimização dos canais virtuais das empresas.

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), e compreende um conjunto de técnicas para a potencialização de sites, blogs e páginas da web. Hoje, é impossível pensar no planejamento de comunicação de uma empresa sem realizar a aplicação dessa ferramenta. O mundo virtual se expande a cada dia e torna-se indispensável o foco para comunicar ao público certo com uma linguagem apropriada e ofertas adequadas à cada necessidade.

Alcançar as primeiras posições do Google e de outros mecanismos de busca, de forma orgânica, é um dos trabalhos mais importantes do Marketing Digital, e ao contrário do que muitos pensam isso não acontece do dia para a noite. É preciso formular um planejamento efetivo com estratégias específicas de otimização para obter os resultados desejados.

Como usar o SEO na sua empresa

Como já falamos anteriormente, o SEO compreende uma série de técnicas que devem ser aplicadas ao longo de todo processo e estratégia de comunicação. O primeiro passo é construir um site que receba o SEO desde a sua fase de estruturação, no conteúdo inicial que vai para o desenvolvedor, isso irá contribuir e muito para o bom posicionamento da página. A partir daí a escolha de palavras-chave é um dos pontos mais importantes para esse trabalho.

Palavras-chave ou keywords são os principais instrumentos de uma pesquisa virtual. É como o usuário irá escrever a dúvida nos buscadores e como ele irá visualizar o conteúdo da sua empresa.

Outra questão importante para observar, antes de iniciar o processo de SEO na comunicação, são os objetivos do site. O e-commerce, por exemplo, precisa gerar vendas, já um blog necessita ter uma taxa maior de leitura dos conteúdos e conquistar autoridade nos assuntos tratados. A definição desses pontos, também chamados de conversão, variam de acordo com cada estratégia e precisam estar bem alinhados com os objetivos da empresa e do planejamento de comunicação como um todo.

Experiência do usuário e conteúdo relevante

Quando falamos de visibilidade no mundo virtual precisamos entender que toda a estratégia deve estar atrelada ao público-alvo da sua marca e quem fará a análise do site ou conteúdo postado para ser ranqueado nos buscadores é um robô. O foco principal deve ser a experiência do usuário, afinal é exatamente para esta questão que o Google irá olhar. Por meio de sistemas de machine learning, os motores de busca imitam o comportamento humano para classificar quais sites ocuparão as melhores posições na hora do ranqueamento, por isso é tão importante pensar como o seu público e analisar a usabilidade da página.

Outros fatores que influenciam o SEO são a qualidade do conteúdo. Antigamente, acreditava-se que quanto maior o texto melhor o posicionado ele estaria. Hoje sabemos que isso não procede e o que REALMENTE importa é a qualidade do que está sendo postado. O seu visitante precisa ter a sua dúvida respondida logo de cara, e precisa encontrar “trechos” que despertem o interesse para continuar lendo e saber mais sobre aquele assunto.

Em resumo, o SEO trabalha a relevância do site da sua empresa, tanto para o usuário que visita quanto para a comunidade digital que se relaciona com ele.

Em meio a tantos textos, vídeos, páginas e redes de interação, o usuário busca conteúdos relevantes, que facilitem a vida dele, que atendam às suas necessidades e respondam as dúvidas de forma rápida, objetiva e consistente.

Aqui na Agência Pavé temos uma Equipe de Conteúdo expert em construir projetos de comunicação, site e conteúdos otimizados, conectados com a necessidade de cada empresa. Conheça alguns cases que fizeram sucesso na nossa história.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment