Descubra como a comunicação e o marketing podem potencializar as ações e vendas das empresas do setor

A comunicação e o marketing ainda são ferramentas pouco exploradas pelo setor industrial. Erroneamente deixadas de lado, muitas empresas minimizam o poder dessas estratégias e acabam perdendo oportunidades que poderiam ajudar na potencialização dos negócios.

Com um papel que vai muito além do que simplesmente captar investidores, um bom planejamento de comunicação e estratégias bem elaboradas de marketing, podem auxiliar na atração de novos leads, e a partir daí aumentar as chances de conversão de oportunidades em novas vendas. Além disso, elas também auxiliam no endomarketing e trabalham na integração das equipes, mantendo-as atualizadas e engajadas com as metas da empresa.

Já está na hora de rever o plano de negócios e preparar o planejamento para 2020, mas antes disso é preciso entender como a comunicação pode potencializar as ações no setor e melhorar os resultados obtidos.

Indústria 4.0

A indústria foi amplamente impactada pela transformação digital e hoje é uma das áreas que está em franca expansão com tecnologias agregadas como inteligência artificial e machine learning. O termo indústria 4.0 caracteriza as chamadas “fábricas do futuro”, que exploram a informatização e utilizam esses avanços para a reforçar processos baseados em dados. Um novo modelo de atuação que requer ferramentas que ajudem e contribuam para a adaptação à uma nova realidade.

As indústrias precisam conhecer mais seus clientes, além de estabelecerem uma conexão colaborativa entre as equipes internas, fortalecendo segmentos importantes da empresa como responsabilidade social, brand engagement, entre outras. Nesse mercado as negociações são mais extensas e exigem a construção de um nível maior de confiança com o consumidor, além de ocorrerem de forma cíclica.

Diante disso, surge a importância de garantir um bom relacionamento e a satisfação do cliente em todas as etapas de venda.

Comunicação para Indústrias

A comunicação deve ser entendida como mais um ativo da indústria e auxiliar tanto nas operações internas quanto contribuir para a evolução do negócio, das pessoas e das transações. Quando aplicada para este setor, ela abrange uma série de ações que, se bem direcionadas, ajudam na organização e conexão de diferentes áreas, potencializam a produtividade e apoiam a elaboração de planos mais assertivos em pontos-chave como RH, administrativo, operação, marketing, vendas, entre outros.

Um setor que exige velocidade na execução das estratégias, maior alinhamento e engajamento da equipe interna e um contato próximo e constante com o cliente. Diante disso, uma das principais funções da comunicação para indústria é agregar valor para a marca com ações de divulgação e gestão de eventos, contribuir no estabelecimento de relações sólidas com o mercado e construir novos caminhos para negociações.

Quer construir um planejamento completo para 2020 e aproveitar essas estratégias para potencializar seus resultados no próximo ano? Converse com a nossa equipe, a Agência Pavé tem uma metodologia focada em comunicação corporativa e conta com mais de 6 anos de experiência e diferentes projetos para o setor.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment