Conheça as principais tendências de marketing para gerar resultados efetivos para a sua empresa

Comunicação não é mais escolha e sim uma necessidade das empresas para se manterem ativas no mercado. Todos os anos, as tendências relacionadas ao mundo do marketing ganham novas formas e algumas particularidades, justamente pela atualização das novas tecnologias e das constantes mudanças de comportamento do público. Separamos algumas tendências de marketing para este ano que podem ajudar a sua empresa a melhorar a visibilidade no mundo virtual, ficar mais conhecida no mercado e, quem sabe, até alavancar as vendas.

Confira algumas tendências de Marketing deste ano para você criar um planejamento mais alinhado com as expectativas do mercado:

Gestão de marca: autenticidade e proximidade do cliente

Em 2019, a gestão de marca continua sendo um dos itens mais importantes desta lista, afinal ela reúne todas as outras estratégias, que dependem delas para obter bons resultados. A regra de que o cliente deve ser o foco da marca não é novidade para ninguém, o que muda nisso tudo é a importância da autenticidade do discurso e proximidade com o cliente.

Hoje, o público deseja que as marcas estejam verdadeiramente comprometidas com seu trabalho, e de preferência, engajadas com alguma ideia. Um estudo divulgado pela Propmark revelou que os jovens consumidores estão mais dispostos a comprar um produto ou escolher uma marca que tenha um propósito relevante e podem inclusive decidir pagar mais por isso. Um bom plano de marketing tem justamente esta função, trazer o cliente mais perto da empresa, envolvê-lo com a marca e viabilizar caminhos para manter essa comunicação ativa e próxima. Diante desse objetivo, uma série de passos são essenciais como:

  • Conhecer melhor o seu público-alvo;
  • Estabelecer canais de contato como redes sociais e blogs;
  • Criar e compartilhar conteúdos relevantes sobre o segmento de atuação e o universo da marca;
  • Manter um canal de relacionamento e dúvidas aberto, como espaço de atendimento e SAC.

Plano de Marketing Multicanal

Se pensarmos que além do relacionamento, o seu cliente usa a internet como base de pesquisa para escolhas de serviço e compra de produtos, conseguimos entender a dimensão da importância de investir na comunicação multicanal. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com internautas, mostrou que 47% dos entrevistados sempre pesquisam na internet antes de comprar em loja física. A maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Estabelecer uma estratégia multicanal apresenta benefícios tanto para o consumidor quanto para o próprio negócio. Oferecer mais opções de canais, significa ter maiores oportunidades de visualização, divulgação, contato e efetivação de venda com o cliente.

Mas é preciso ficar atento nas atualizações de mídias e do próprio mercado, para não errar na hora de construir o plano de comunicação. Já no começo do ano, as principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing das empresas. O Facebook divulgou uma mudança de algoritmo que trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, o que diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas. Já o Instagram lançou recentemente o IGTV, uma plataforma de vídeos interna, que permite que as empresas publiquem vídeos mais completos para alcançar seu público.

Independente de ter ou não uma loja ou venda de serviços online, investir em um plano de marketing multicanal é a melhor forma de garantir que os seus clientes e potenciais compradores conheçam a sua empresa e coloquem a sua marca na lista das possíveis compras.

Conteúdo personalizado

O inbound marketing também ganha algumas especificidades nas tendências desse ano. Até 2 anos atrás, os queridinhos dos buscadores do Google eram os textos longos com mais de 2 mil caracteres. Hoje, o que importa não é mais o tamanho e sim a relevância do conteúdo para o seu público. Os consumidores buscam textos de qualidade com mais profundidade, que realmente façam a diferença e agreguem conhecimento a respeito de um determinado assunto ou área.

Apostar em conteúdos especializados, que reconheçam as particularidades de cada consumidor e proporcionem experiências de imersão positivas é a melhor forma de atrair novos leads e aumentar as taxas de conversão estratégicas.

Estratégia com base em resultados de mensuração e métricas

Esse ainda é um ponto da lista que muitas empresas deixam de lado, mas é essencial para aperfeiçoar a gestão e o planejamento estratégico de todo o marketing e a comunicação. As métricas e mensuração são dados importantíssimos para a equipe realizar uma análise concreta das ações e ver como o público está reagindo. Mas é preciso atenção, uma interpretação errada desses dados e relatórios podem impactar em todo plano, além de gerar resultados problemáticos para a gestão. A melhor forma de garantir um bom processo de análise e mensuração, é buscar profissionais especializados que possam te ajudar com a elaboração de relatórios e facultar análises mais concretas e assertivas para a sua marca.

Agora que você já sabe as Tendências de Marketing para 2019, pode começar a pensar em novas ações para a comunicação da sua empresa. Veja outros textos do nosso blog que explicam sobre Planejamento, Marketing de Conteúdo e Social Media.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment