Comunicação Interna também tem estratégia e segmentação de público

Os níveis de excelência da Porto Seguro são reconhecidos por seus clientes e concorrentes, o que justifica sua liderança no cenário nacional em seguros.  Esta mesma excelência está enraizada nos processos de comunicação interna, área atendida por nossa equipe desde 2013 –  ainda no primeiro ano de atuação da agência. Sentiu a responsabilidade?

Nestes quatro anos, estruturamos projetos pontuais para a companhia, mas um deles realizado no segundo semestre de 2016 foi diferente e trouxe alguns novos desafios.  O case Superintendência da Produção teve como objetivo comunicar os profissionais de diferentes setores sobre as atividades e possibilidades que esta diretoria oferece para a empresa, com suas atividades e possibilidade em auxiliar os processos de outras áreas. Esta é uma grande multiplicadora de ações.

Entre os desafios estavam:

  • Promover uma comunicação integrada por meio de diferentes canais;
  • Informar de forma didática, clara e objetiva os benefícios que as coordenações que integram a Superintendência da Produção oferecem;
  • Comunicar um público interno e segmentado composto por Gerentes de Sucursais;
  • Utilizar linguagem que atendesse profissionais de todo o Brasil (cerca de 1000 pessoas).

Para conseguir atingir e envolver o público alvo, elaboramos um pano de comunicação completo com ações online e offline. Para o digital, fizemos um vídeo, com animações que aproximavam a Superintendência da Produção com os Gerentes de Sucursais (seu público de interesse). Um conteúdo divertido e humanizado. Afinal, quem disse que comunicação corporativa precisa ser fria e séria?

Pensando no offline a ideia foi trabalhar o impresso com uma linha de informação permanente, ou seja, por meio de pasta personalizada para este projeto e que além de informativa, fosse útil e pudesse ser utilizada e não descartada após o primeiro impacto.

O mais interessante após a entrega deste case, foi aprofundar nossa análise sobre a comunicação corporativa voltada para o público interno. Uma mesma companhia tem diversos públicos, diversos interesses e pode usar muitos meios para atingir o que espera: levar informação de qualidade para o público que importa: o colaborador.

Assim como a Porto Seguro, nós da Agência Pavé atuamos com pessoas e queremos garantir que o nosso trabalho seja um sucesso, não apenas na entrega do conteúdo e alta qualidade de imagens e finalização, mas na efetiva utilidade do por que e para quem comunicamos.

Esperamos por mais projetos assim ao longo de 2017.

Por Érida Silva

Diretora de Planejamento e Conteúdo na Agência Pavé, especialista em Comunicação Corporativa pela ECA USP e experiência em projetos de Comunicação Interna e Digitais.

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