Mais do que divulgar seus produtos e serviços, o trabalho de branding ajuda na humanização da marca. O mercado muda a cada dia, e hoje os consumidores buscam empresas que estejam engajadas com propósitos, que saibam escutar, dialogar e contribuam de alguma forma com a sociedade ou com seus interesses.
O termo branding vem sendo amplamente utilizado nos meios digitais e cada vez mais presentes na rotina das empresas e agências de comunicação. E isso não é moda, é necessidade. Além de posicionar as empresas no mercado, ele ajuda a criar valor e significado para marca, permitindo que ela crie conexões com os consumidores que vão além de uma venda pontual.
Mas afinal, o que é branding?
A palavra branding é derivada da palavra brand, que significa “marca” em inglês. O principal objetivo dessa inteligência é permitir que a marca crie vínculos com o seu público e desperte sensações ao ser lembrada por eles. Todos os materiais e propostas divulgadas pela empresa precisam estar alinhados com o branding, desde o tom de voz que ela irá utilizar para se comunicar com seus clientes e stakeholders até sua identidade visual e outros materiais.
Questões como essas são essenciais para criar uma conexão com os consumidores e estabelecer uma atuação mais próxima, mais humana. É o trabalho de comunicação e branding que irá garantir que a marca ou produto seja lembrado na hora da decisão de compra. Dentre tantas opções disponíveis, aquela que desperta boas lembranças e segurança, é a que prevalecerá na mente do consumidor.
O processo de branding realiza estudos estratégicos, investigação de públicos-alvo, teste de design e, mesmo depois de concluído, exige uma constante análise e sustentação para se manter firme no mercado.
Diretamente conectado ao marketing, o branding tem como foco estabelecer maior e melhor contato com seus consumidores e públicos de influência, além de ajudar na potencialização das vendas.
Como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado?
Se a sua empresa busca se destacar no mercado e despertar empatia e confiança nos seus consumidores, chegou a hora de investir em branding. Vamos listar aqui alguns benefícios que essa estratégia pode oferecer para o seu negócio.
- Cria uma identidade para o seu negócio;
- Humaniza a sua marca;
- Fortalece a imagem da sua empresa;
- Constrói autoridade no ramo de atuação;
- Atrai clientes e seguidores mais qualificados;
- Abre novos mercados e oportunidades de negócio;
- Fideliza seus clientes;
- Gera maior receita para a empresa.
Acompanhar os movimentos do mercado é imprescindível para se manter ativo e ser lembrado pelos seus públicos. Se você está querendo construir ou aperfeiçoar o branding da sua empresa, conte com a nossa experiência. Em apenas 5 anos de Pavé já realizamos mais de 20 projetos de branding para empresas de diversos segmentos.
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Giovanna Sapienza – Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.