Saiba como a Gestão de Projetos pode ajudar a aumentar a produtividade e melhorar as entregas da sua empresa

Otimizar tempo e ganhar produtividade é uma meta essencial para as empresas que buscam melhores resultados na gestão de projetos. O desenvolvimento da tecnologia e as facilidades dos dispositivos mobile geraram um mercado mais imediatista e, consequentemente, clientes mais apressados. Sobra pouco tempo para organizar as fases que antecedem a execução efetiva dos trabalhos e, com isso, o risco de problemas ou refação pode aumentar.

Para minimizar essas questões, é muito importante lançar mão de boas práticas e ferramentas que ajudem a ganhar tempo e gerar resultados mais assertivos. Seja para planos internos ou entregas para o mercado, realizar uma boa gestão dos processos contribui e, muito, na redução do tempo de execução e facilita o dia a dia da equipe envolvida no trabalho.

Além de algumas práticas que podem ser inseridas na rotina, existem ferramentas tecnológicas que facilitam ainda mais essa tarefa, controlando o tempo de execução e auxiliando no check list final. Separamos 4 dicas que te ajudarão a melhorar a sua gestão de projetos e otimizar as entregas, confira:

  1. Implemente uma etapa de planejamento estratégico

Todo projeto precisa de um planejamento estratégico. Aqui serão definidas as etapas de execução, análise e aprovação, além de alinhar os prazos, as expectativas e propostas. Com um plano bem definido e estruturado, fica muito mais fácil transformar ideias em resultados efetivos.

  1. Faça reuniões de alinhamento

No processo de gestão de projetos esta etapa é essencial, mas é preciso tomar cuidado para não cair na cilada das reuniões que poderiam ser resolvidas em um e-mail. O primeiro passo é se preparar fazendo uma lista das questões que serão resolvidas, além de já selecionar previamente todos os temas e propostas que serão compartilhadas. Para torná-la ainda mais produtiva, vale eleger alguém para mediar o encontro e garantir o foco das discussões.

  1. Organize suas atividades

Que tal aproveitar os planners e agendas ou, se você prefere algo mais digital, planilhas ou apps como o Google Keep ou Evernote, para anotar as atividades do dia? Vale registrar as etapas do projeto que já foram concluídas, os pontos que precisam ser ajustados e controlar o cronograma com os processos que ainda faltam ser realizados.

  1. Invista em uma ferramenta de gestão

Se você quer subir um nível na gestão de projetos vale investir em ferramentas que te ajudem a controlar, arquivar e delegar tarefas para todos os envolvidos, além de apoiar no controle de prazos e definir o time sheet de cada atividade. Temos a indicação de 3 ferramentas poderosas:

  • Trello: uma das ferramentas mais famosas do mundo neste quesito, o Trello trabalha com um esquema de listas, cartões e quadros para organizar atividades dentro de um projeto. Seu diferencial está na facilidade de movimentar as tarefas entre diferentes listas e etapas de execução.
  • MeisterTask: um gerenciador bem visual e fácil de executar, que estimula a colaboração entre equipes. Possui painéis de projeto para tarefas, onde os membros podem ver as tarefas em andamento e também visualizar as que foram concluídas. Seu diferencial está na possibilidade de integração com o MindMeister, uma ferramenta de mapa mental que possibilita a criação, compartilhamento e sincronização com as tarefas.
  • Asana: oferece uma série de funcionalidades voltadas à gestão de projetos como o kanban, atribuição de tarefas a participantes e exibição das estatísticas do progresso do projeto. Seu diferencial está na visualização da linha do tempo do cronograma com uma interface que apresenta o andamento de cada atividade em função do tempo, permitindo navegar através dos dias e ver o que cada participante é responsável por fazer.

Seguindo essas dicas, vai ficar muito mais fácil organizar seu trabalho e alcançar resultados mais efetivos. Aproveite e coloque em prática agora!

Gostou deste texto? Então não deixe de conferir o blog que produzimos sobre Outsourcing de Comunicação

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment