Vídeos corporativos para a estratégia de comunicação da sua empresa

A internet transformou completamente a forma com que as pessoas utilizam seu tempo e consomem informação. As empresas que desejam realmente surpreender o consumidor final ou mesmo divulgar dados institucionais e/ou de produtos, precisam cada vez mais pensar em novas estratégias para fazer o investimento valer a pena.

Hoje, os vídeos são excelentes aliados na estratégia de comunicação das empresas e podem ser trabalhados de maneira direcionada e personalizada para cada área. Além de reforçar a presença das marcas nas redes sociais e aumentar a visibilidade dos conteúdos, os vídeos também podem ser direcionados para educar os públicos e compartilhar informações relevantes para a organização, nas estratégias de comunicação interna e mercadológica.

No Brasil, o consumo de vídeo vem aumentando vertiginosamente. Dados da Pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, informam que o consumo de vídeo online já é preferido por 71% dos internautas do país. Existem diferentes tipos e formatos de vídeos que podem ser utilizados nas estratégias de comunicação, são eles:

  • Vídeos Draw My Life: vídeos construídos a partir de uma edição acelerada da filmagem de uma mão que desenha em um quadro em branco, enquanto a história é narrada. Uma excelente opção para passar mensagens comerciais de forma animada e descontraída.
  • Vídeos Animados em 3D: vídeos produzidos com animações que reforçam a ilusão de percepção de profundidade, muito utilizados para produções de comerciais e divulgação de produtos.
  • Vídeos Animados em 2D: vídeos produzidos com animações em vetores, ótimos para serem aplicados na comunicação interna com o intuito de explicar normas e procedimentos de forma lúdica e objetiva.
  • Locuções: trabalhos de locução para produção de materiais como áudios, podcasts e diversos tipos de vídeos que utilizam esse recurso em suas edições. Muito utilizado para gravar mensagens de final de ano, mensagens de diretores e gestores para as equipes, entre outros materiais institucionais e mercadológicos.
  •  Entrevistas: Entrevistas gravadas para montagem de vídeos únicos ou produções conjuntas com outros recursos gráficos. Uma excelente ferramenta para comunicar mensagens da presidência, avisos importantes ou ainda para explicar programas internos de forma objetiva.
  • Produções externas e com drone: filmagens realizadas em diferentes tipos de ambientes, com ou sem a utilização de drones que permitem a produção de takes panorâmicos e inovadores. Recurso muito utilizado na produção de vídeos institucionais e de eventos.
  • Pílulas para Web: pequenos vídeos produzidos para canais de comunicação rápida como sites e YouTube, que transmitem a mensagem de forma objetiva e engajada. Ótimas opções para vídeos comerciais e vídeo cases.
  • Vídeoaulas: vídeos mais longos elaborados com apresentações gravadas sobre os mais diversos assuntos. Esse recurso pode ser utilizado para a produção de materiais de treinamento, palestras, aulas e apresentações.
  • Vídeos para Social Media: vídeos sobre diferentes temas, pensados exclusivamente para estratégias de engajamento para redes sociais. Podem conter conteúdos rápidos como depoimentos, divulgações interativas de produtos, memes, mensagens, etc.
  • Vídeos Publicitário: uma poderosa ferramenta de impacto, preparada para diferentes meios de comunicação digital ou offline, realizado com destaque para a empresa e para a marca com uma proposta rica em conteúdo e com design em movimento.

Aplicações estratégicas para vídeos corporativos

Muitas empresas vêm explorando esse recurso justamente por ser uma ferramenta que une as principais informações em um material objetivo, personalizado, animado e interativo, sempre respeitando a identidade visual da marca. Outro fator positivo deste tipo de comunicação é que ela pode ser facilmente inserida e adaptada à estratégia de divulgação institucional e/ou mercadológica da organização, contribuindo para o maior alcance e engajamento.

No entanto é preciso saber qual o objetivo por trás da ação, para qual público ela será direcionada e em quais plataformas será divulgada e compartilhada. Cada meio de comunicação (seja ele digital ou offline) tem suas particularidades e são direcionados para tipos de usuários diferentes. Por exemplo, um vídeo de treinamento deve ser editado de uma forma que o conteúdo seja apresentado de maneira clara e didática, além disso, é preferível que ele seja divulgado em plataformas que suportam vídeos maiores e mais completos como YouTube. Já vídeos curtos com propostas institucionais podem ser divulgados tanto em sites e redes sociais, quanto em repositórios digitais da própria empresa.

Trace a sua estratégia de comunicação para 2019 e não deixe de considerar no seu planejamento a utilização de ferramentas de divulgação digitais que podem aumentar ainda mais o alcance da sua ação e impactar os públicos da sua empresa.

Venha construir seu planejamento de comunicação com a gente, nós temos ótimas ideias para você!

Write a comment