Conheça os principais tipos de eventos internos para engajar os profissionais da sua empresa

Engajar a equipe interna e manter os colaboradores alinhados com o planejamento e as metas da organização é um grande desafio. Tão grande que, inclusive, já se tornou um problema para muitas empresas que ainda perdem inúmeras oportunidades de negócios por causa disso. Com tantas tarefas em setores distintos, fica difícil para os funcionários enxergarem a organização como um organismo integrado que necessita da união de todas as áreas para sobreviver no mercado. Normalmente, imersos em seus compromissos diários e metas setorizadas, muitos acabam ficando alienados das estratégias globais, mantendo contato apenas via comunicados, e-mails ou pequenas reuniões com seus líderes.

Realizar eventos corporativos para os colaboradores pode ser uma ação assertiva para resolver problemas de envolvimento e ainda ajuda a estimular a participação ativa das equipes, permitindo uma melhor assimilação dos objetivos da empresa. Hoje, existem uma série de formatos e propostas de eventos que atendem à esta necessidade, mas antes de mais nada é preciso analisar qual o principal intuito (ou problemática) da organização. Feito isso, vale realizar um planejamento de comunicação interna que inclua os eventos internos de forma programada e estratégica. Isso ajudará a conservar a equipe motivada, aumenta sinergia entre os colaboradores e os mantêm conectados com as diretrizes e propósito internos.

Qual o tipo de evento interno que devo escolher?

Existe uma infinidade de eventos que podem ser elaborados para atender diferentes ideias ou necessidades. Para que eles gerem o impacto esperado, é preciso entender melhor para que serve cada um deles e se realmente atendem as metas e ao planejamento de comunicação interna.  Separamos alguns tipos para explicarmos melhor como eles podem ajudar a sua empresa:

  • Convenção: esse tipo de evento pode ser elaborado para diferentes finalidades como lançamento de produtos e serviços, promoção de ações de vendas ou, até mesmo, debates e comemorações de alguma nova conquista da empresa. Eles se caracterizam por fomentar grande participação e interação entre os participantes, seja para negociar regras gerais ou debater a respeito de outros temas.
  • Confraternização: nesse evento podem ser promovidos cafés, brunches ou reuniões onde os participantes interagem mais entre si. Uma proposta mais leve que favorece a troca de ideias e experiências, além de ajudar a manter a equipe mais conectada e unida.
  • Palestra e Workshop: escolhido especialmente para promover o aprendizado e a reciclagem dos colaboradores, esse tipo de evento normalmente está conectado ao treinamento de equipes e a atualização sobre determinados temas. Eles ajudam no fortalecimento dos valores internos e na consolidação das metas e propósitos da empresa.
  • Seminários: uma excelente oportunidade de investir na comunicação interna e mercadológica da empresa, ao mesmo tempo. Esse tipo de evento permite unir a presença de colaboradores e convidados de interesse, como parceiros e futuros prospects. Com pequenas palestras intercaladas a discussões sobre temas do mercado, os seminários ajudam o público a ampliarem o conhecimento e fomentarem o debate sobre determinados assuntos de interesse.

A importância de planejar eventos internos

Os eventos internos são excelentes estratégias de comunicação que fortalecem a conexão entre os colaboradores, além de integrá-los com a cultura organizacional e as metas da empresa. Uma ótima ferramenta para transmitir uma mensagem importante à diversas pessoas, alinhar o discurso entre equipes e aumentar o poder de influência dos líderes e gestores.

As organizações que se preocupam em manter um relacionamento mais próximo com seus colaboradores e parceiros, investem cada vez mais nessa ideia. A maior parte das agendas anuais de grandes corporações já contam com ações como esta, pois ajudam a sensibilizar e envolver as equipes, além de criar um vínculo mais próximo com os colaboradores.

Uma era conectada conta com novos consumidores, organizações mais engajadas com os conceitos de Empresa 4.0 e plataformas digitais. A consequência disso são colaboradores que buscam um trabalho com propósito e esperam de suas contratantes um posicionamento diferente no mercado. Não basta só cobrar resultados, é preciso envolver e manter as equipes alinhadas com os projetos das empresas, requisitar trabalhadores mais ativos que estejam verdadeiramente envolvidos com as metas da organização.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de estratégia, trace um planejamento de comunicação interna que ajude a agregar valor no posicionamento da sua empresa. A Agência Pavé é especialista em comunicação interna e gestão de eventos, juntos vamos traçar um plano assertivo para engajar a sua equipe.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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