Comunicação interna para o setor corporativo

A comunicação interna é uma importante ferramenta para que a empresa se conecte com seus colaboradores e mantenha seus objetivos, metas e discurso sempre alinhados. De nada adianta investir grandes somas em ações externas de visibilidade e divulgação, se o relacionamento com os funcionários anda de mal à pior. Vale lembrar que o público interno de uma empresa também atua como um representante dela, e é justamente ele que irá contribuir para melhorar ou denegrir a imagem da organização.

Outro ponto de destaque que a comunicação interna trabalha, é a integração entre colaboradores e equipes. Se pensarmos que uma empresa é um organismo vivo e o seu sucesso depende do trabalho e resultados de diferentes setores, entenderemos a importância de manter uma comunicação única e alinhada para todos.

Os colaboradores são as engrenagens principais que fazem uma organização funcionar!

Manter a equipe motivada e engajada com a empresa é uma das tarefas primordiais para conquistar os resultados desejados. Mais do que uma comunicação, esta é uma ferramenta que auxilia na transmissão e compartilhamento de informações utilizadas de forma estratégica para o desenvolvimento da organização.

Comunicação interna como estratégia de crescimento

Investir em comunicação interna para a sua empresa é uma forma estratégica de potencializar o crescimento da organização e melhorar os serviços oferecidos para os seus clientes. Além de todos os pontos que citamos anteriormente, ações como esta ajudam no aumento da produtividade e, em muitos casos, até contribuem para a redução de custos com demissões e alta rotatividade. São iniciativas que influenciam diretamente o caixa de uma organização, interferindo no volume de vendas, na criação de um ambiente mais inovador e até mesmo na diminuição das taxas de erros da equipe como um todo.

Pesquisas realizadas pela Great Place To Work mostram que as melhores empresas cultivam um excelente ambiente de trabalho, pois demonstram altos níveis de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, além de adotarem práticas culturais de ótima qualidade e manterem um relacionamento de confiança com seus colaboradores.

Melhores práticas para comunicação interna

Se conseguiu enxergar valor nessa ferramenta, existem algumas ações que você já pode começar a investir para trabalhar a comunicação interna da sua empresa. Separamos algumas das melhores práticas para você começar a construir esse planejamento, são elas:

  • Faça um planejamento que envolva todas as áreas da sua organização;
  • Conheça bem o público interno da sua empresa;
  • Incentive uma comunicação clara e acessível entre todos os setores;
  • Cultive um ambiente organizacional transparente;
  • Facilite e promova o contato entre diferentes equipes e departamentos;
  • Esteja aberto e acessível a ouvir seus colaboradores;
  • Reconheça os esforços realizados pelas equipes;
  • Invista em eventos de relacionamento e integração;
  • Elabore um planejamento eficiente de comunicação interna.

Nós da Agência Pavé somos especialistas em comunicação interna e sabemos exatamente como preparar um planejamento de sucesso para a comunicação da sua empresa. Temos em nosso portfólio vários cases de sucesso, venha conhecer o nosso trabalho!

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Posts do autor
Write a comment