Olimpíadas da Competitividade – uma campanha de engajamento repleta de desafios

Unir informação, estimular a competição e desenvolver métodos para a integração dos profissionais fez a diferença nesta campanha de engajamento elaborada para a empresa IT2B

 

O último ano foi intenso e desafiador.  As agências de comunicação corporativa tiveram que aprender a fazer mais com menos. Para nós isso não foi diferente. Como desafio em um período turbulento e cheio de incertezas, por uma economia nada estável, tivemos que elaborar uma das campanhas mais intensas e desafiadoras da nossa trajetória: as Olimpíadas da Competitividade.

A empresa cliente é a IT2B Tecnologia que atendemos desde 2013 e tem profissionais parceiros e engajados em apoiar os projetos que envolvem a interação com a agência. Ter essa relação próxima e superprodutiva ajudou, mas nem por isso, os desafios foram menores.

A IT2B tem cerca de 1000 profissionais e nossa meta era comunicar 100% do quadro e envolver diretamente 30% dos profissionais sem verba para produção de impressos ou brindes. O orçamento garantido pela empresa foi dedicado inicialmente apenas para a ambientação.

Com total envolvimento do cliente, que teve à frente desta campanha um comitê formado por seis profissionais de diferentes células da empresa, entre elas Recursos Humanos, Serviços, Operações, Negócios e nada mais nada menos do que o CEO da empresa, conseguimos os seguintes números:

Cerca de 400 profissionais divididos em 39 times criados voluntariamente para participação da campanha que apresentou duas provas iniciais voltadas para estimular o trabalho em equipe, interação e envolvimento com os objetivos e estratégias da organização.

Envio de mais de 30 comunicados via e-mail, considerando que os profissionais atuam em cidades de quatro Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, inserir impressos ou materiais físicos traria custos e complexidade logística.

Sustentação da campanha por 08 meses o que incluiu: Prova 1 com o tema Alta Performance, Prova 2 sobre a Crise Econômico Financeira do Brasil, o resultou na classificação de 10 times, responsáveis por apresentar a Prova 3 sobre a Empresa do Futuro. Como encerramento os 10 times classificados apresentaram seus projetos a uma banca avaliadora e destes, 03 grupos se destacaram sendo homenageados com medalhas: ouro, prata e bronze.

Mais do que realizar a comunicação aos profissionais, é preciso envolver, engajar, fazer com que as pessoas se sintam parte dos processos da organização em que atuam e claro, atrelar os objetivos da comunicação aos objetivos estratégicos. O público interno IT2B é diversificado, têm profissionais com diferentes níveis de conhecimento e exigiu estudo e dedicação no atendimento da conta e no planejamento de cada etapa, além de um cronograma anual seguido à risca.

Este case foi mais um exemplo de que não existe mágica e sim método para o sucesso nos projetos de comunicação interna com foco no engajamento dos colaboradores.

Diretora de Planejamento e Conteúdo na Agência Pavé, especialista em Comunicação Corporativa pela ECA USP e experiência em projetos de Comunicação Interna e Digitais.

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