O Digital está dominando o mundo e a comunicação das marcas (ou já dominou?)

Você tem ideia do quanto o Mundo Digital está crescendo? Qual é a primeira coisa que você faz quando acorda? Qual é a última coisa que você faz antes de dormir? Tenho certeza que pelo menos 50% das respostas será: olho o celular. As pessoas não têm mais a opção de se conectar, elas SÃO conectadas. Quem nasceu a partir da década de 70, já cresceu sabendo o que é uma TV, revista, rádio e como essas plataformas funcionam. Já o mundo digital é relativamente novo e ganhou força na comunicação em meados de 2.000, com o advento da internet, permanecendo em constante mudança até os dias de hoje.

Mas não desanime, apesar de ser um desafio comunicar de forma assertiva para um público que recebe diversas informações ao mesmo tempo, a internet traz muitos resultados para as marcas e tudo indica que você deve apostar suas fichas no meio digital, que cresce a cada dia. Segundo o site da Exame, o Brasil é o 4º país mais conectado do mundo, com 120 milhões de pessoas conectadas, ficando atrás apenas dos EUA (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões). E é através dessa conectividade, ou seja, da internet, que existem inúmeras possibilidades de canais de comunicação, por isso é tão importante que sua empresa esteja presente em pelo menos um desses canais.

Canais para comunicação digital

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um e entender como eles podem ajudar no posicionamento digital da sua marca

Website – O site da sua empresa deve ser impecável, afinal é lá que você pode explorar todos os detalhes importantes para os visitantes (possíveis clientes). É o seu contato fixo com o consumidor, disponível 24 horas, 7 dias por semana, podendo ser acessado em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Um ponto importante a ressaltar é a otimização dos recursos de busca (SEO) e, agora mais do que nunca, a responsividade para mobile. De acordo com o Meio e Mensagem, a partir de Julho/2018 os sites que carregam mais rápido no mobile aparecerão com maior prioridade nos resultados do Google, como já é no desktop.

Facebook – O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros e se tornou um canal que vai além de reencontrar os amigos, lá as pessoas buscam novidades sobre suas marcas favoritas. O que é importante saber sobre o Facebook: nos últimos anos ele reduziu (praticamente zerou) o alcance orgânico, fazendo com que as marcas invistam dinheiro para serem vistas. Mas não vale pensar que só porque você investe dinheiro as pessoas vão interagir na sua página, os usuários buscam cada vez mais conteúdos relevantes.

O que mais está em alta hoje são os vídeos, principalmente porque o Facebook implantou em 2014 o recurso de Autoplay (inicia os vídeos sem você dar play, enquanto mexe no Feed).

Twitter – Conhecido como segunda tela, o Twitter é mais utilizado para consumo de informações em tempo real, por exemplo: programas de TV, eventos, etc. As marcas se aproveitam dessa plataforma para atualizar os usuários em tempo real e para que eles comentem e interajam. Também é um canal muito utilizado pelas empresas de TI.

LinkedIn – O comportamento dessa rede social é diferente, as pessoas e organizações presentes nele estão preocupadas em criar uma voz corporativa. Muitas empresas utilizam esse canal para divulgar suas iniciativas e conteúdos exclusivos para o Linkedin, e é claro, as oportunidades de vagas.

Instagram – 57% dos usuários acessam a plataforma todos os dias. O mais importante nessa rede social é a qualidade visual. A marca deve ser criativa e expressiva, em “poucas palavras”. É importante saber que o foco não é produtos ou serviços, e sim, algo mais inspirador e humanizado.

Existem outros inúmeros canais de comunicação na internet, porém citei apenas alguns deles que considero os mais relevantes. Mas, vale ressaltar, que o nível de importância é relativo, pois depende muito do seu modelo de negócio e objetivo de mercado.

A Agência Pavé é especialista em desenvolvimento de sites e gestão de mídias sociais, além de te ajudar na tarefa de definir qual o canal perfeito para você investir e fazer com que seu negócio cresça e atinja o sucesso. Venha conversar com a gente e não perca tempo para começar a investir em comunicação no mundo digital.

Por Analice Alves

Publicitária, 23 anos, libriana. Social Media da Agência Pavé. Busca se manter atualizada nas novidades, principalmente digitais. 24h/7 online. Adora o mundo digital, música e academia.

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