Integre a comunicação à sua estratégia de vendas

Como a comunicação pode ajudar o time comercial da sua empresa

Ter uma comunicação estruturada é importantíssimo para potencializar as vendas da sua empresa. Materiais como uma base institucional, propostas, apresentações comerciais e até mesmo vídeos institucionais e de produtos são alguns dos materiais que podem ajudar o time comercial a construir novas oportunidades de negócio e conquistar novos contratos.

A companhia como um todo, precisa estar com seu discurso comercial integrado e ter materiais que comuniquem e apresentem seu real potencial. É preciso focar na troca de informações entre gestores e colaboradores, além de um planejamento estratégico para que toda a equipe utilize o mesmo discurso. Fechar uma venda é resultado de um longo processo de comunicação e negociação, é preciso interagir de diversas formas e saber reconhecer a real necessidade do seu cliente. É necessário estabelecer um relacionamento, ter clareza e objetividade durante todo processo de atendimento, além de ter o apoio de materiais de comunicação que sustentem o discurso da empresa e mostrem o que ela realmente tem a oferecer.

Ter uma estratégia de marketing e vendas traçada não é mais um diferencial, é uma necessidade diante de um mercado tão dinâmico e competitivo, e isso nos conecta com a tecnologia, afinal já estamos no Marketing 4.0.

Comunicação e presença digital se integram, ainda que meios tradicionais sejam usados, a tendência é que online reine em sua totalidade, de acordo com a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC, prestadora de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços, os investimentos em marketing digital no Brasil deve crescer 12% ao ano até 2021.

Um plano estratégico de marketing estrutura toda uma base de materiais institucionais e comerciais relevantes, além de desenvolver maior interatividade entre a empresa e o cliente, obtendo resultados mais significativos para o negócio.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, identificou que a maioria das micro e pequenas empresas do Brasil precisam melhorar a sua comunicação e a qualidade do atendimento prestado ao consumidor. Foram 33 mil entrevistas com empreendedores e consumidores em 73 municípios, revelando que para o cliente do pequeno negócio, o bom atendimento é o fator mais importante para a decisão de compra e para a escolha de um estabelecimento. O atendimento é mais relevante até que o preço do produto ou serviço.

Materiais de comunicação indispensáveis para as empresas

Agora, vamos mostrar para você alguns materiais imprescindíveis para apoiar o seu time comercial e ajudá-los a estabelecer uma boa comunicação com os clientes, apresentando todo potencial da empresa.

  • Apresentação Institucional: esta é uma peça primordial que tem como foco apresentar (resumidamente e objetivamente) a organização e dar uma pincelada sobre o seu potencial de execução e sua proposta de valor. Nela, o discurso e “tom de voz” da empresa já é apresentado, bem como a suas metodologias, diferenciais e até mesmo seus clientes e cases de sucesso.
  • Comunicação Comercial: o trabalho de comunicação comercial é realizado através da criação de peças e materiais que auxiliam as equipes comerciais e de vendas. Peças como apresentações, folders, comunicação digital direcionada, entre outros materiais apoiam esse trabalho, divulgando a marca com o discurso correto e estratégias assertivas.
  • Vídeos de Divulgação: os vídeos institucionais apoiam o trabalho de comunicação e podem ser criados para diferentes aplicações como promoção de produtos, consolidação da imagem institucional, construção da marca, entre outros. O propósito deste material é criar uma boa imagem da empresa, contar uma história relevante e impactar o público/consumidor.
  • Feiras e Eventos Corporativos: as feiras e os eventos corporativos são excelentes oportunidades para fomentar a divulgação da marca e comunicar as novidades da empresa para o mercado. Com estratégias de promoção bem direcionadas é possível criar eventos de experiência e networking com clientes, ajudando a equipe comercial a conquistar suas metas, além de potencializar a comunicação e divulgação da marca.

Case Pavé – Comunicação Comercial

Um dos cases de sucesso que reúne os elementos destacados acima e que temos muito prazer em compartilhar com vocês é a base de materiais comerciais que construímos para o espaço de eventos São Paulo Expo. Em conjunto com nosso cliente, planejamentos e construímos uma base de materiais de apoio comercial composto por pasta, folder para apresentação dos centros de convenções e exposições, além de lâminas segmentadas por cada tipo de evento sediado. Confira mais detalhes deste e de outros projetos de sucesso na Página de Cases Mercadológicos.

Comunicação sob medida para seu negócio

Caso tenha interesse em saber como podemos ajudar sua empresa, conte-nos um pouco mais sobre os seus projetos e objetivos, assim, criaremos uma proposta personalizada, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

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