Entenda e descubra como construir uma buyer persona

Compreender seu público é essencial para uma estratégia efetiva de marketing. Por isso, as buyer personas são tão importantes. Basicamente, elas são as representações dos potenciais compradores da sua marca, criadas com o intuito de entender com mais profundidade quem é seu cliente e o problema que ele tem.

Mas atenção, não confundir com público alvo. Este está relacionado a um grupo de pessoas no qual todos têm características em comum, como idade, interesse, gênero e renda. As personas, contudo, são simulações do cliente ideal para o seu negócio, traçando perfis únicos de indivíduo e analisando sua jornada de compra.

Cinco passos para construir personas

Segundo Adele Revella, notável autoridade no assunto, existem cinco insights para seguir na hora de construir uma persona.

  1. Iniciativas prioritárias:Entender o motivo dos potenciais clientes procurarem o tipo de solução que sua empresa oferece
  2. Fatores de sucesso:Compreender quais resultados as pessoas esperam da sua solução, o que elas pretendem conseguir.
  3. As barreiras percebidas:Descobrir os possíveis problemas que o cliente vê na sua solução, que o fazem questionar se sua empresa realmente conseguirá resolver sua situação.
  4. Processo de compra:Analisar quais recursos, pessoas e fatores afetam a decisão de compra do seu possível cliente
  5. Critérios de decisão:Perceber qual tipo de avaliação e critério de escolha a persona usa para decidir se compra ou não.

Para desenvolver estes passos, é preciso fazer entrevistas com clientes, mas sem seguir um roteiro pré-estabelecido, para evitar respostas padronizadas que pouco ajudam a entender uma persona. O entrevistador deve guiar a conversa por onde julgar melhor para descobrir informações relevantes, por isso, são necessárias sensibilidade e habilidade de saber ouvir.

Graças a esses insights, você percebe os aspectos considerados mais importantes no processo de tomada de decisão como:

  • QUEM você precisa persuadir;
  • QUAL informação ele precisa para tomar sua decisão de compra;
  • QUANDO ele está mais receptível a sua mensagem;
  • AONDE impactá-lo com sua comunicação;
  • COMO criar um bom argumento de compra;
  • POR QUE sua estratégia de marketing e venda é a melhor opção de ação.

Ferramentas digitais

Outra ferramenta que pode te ajudar a traçar a sua buyer persona e entender seu cliente com mais precisão são os Geradores de Persona. Alguns sites disponibilizam uma espécie de formulário online para você preencher com o perfil e as características dos compradores da sua marca ou serviço. Com estas informações, eles traçam um perfil objetivo, que te permite visualizar e identificar com mais facilidade.

Colocamos aqui o link do Fantástico Gerador de Personas da Rock Content e Resultados Digitais, essa ferramenta vai facilitar ainda mais o seu trabalho: geradordepersonas.com.br/

Depois de traçado este perfil é muito importante que você o use de forma efetiva, aplicando como referência em cada ponto de contato com o seu cliente. Todas as ações, vídeos, conteúdos e outros materiais podem e devem utilizar os insights gerados por este perfil, justamente para deixar o cliente mais conectado e estabelecer uma comunicação mais assertiva com ele.

E aí, o que achou das buyers personas? Siga nossas dicas e comece agora mesmo a construir o perfil do cliente perfeito para a sua empresa.

Por Flávio Nóbrega

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