COMUNICAÇÃO INTERNA EM TEMPOS DE CRISE

Home / Uncategorized / COMUNICAÇÃO INTERNA EM TEMPOS DE CRISE

COMUNICAÇÃO INTERNA EM TEMPOS DE CRISE

A comunicação interna é uma excelente estratégia a ser aplicada pelas empresas, principalmente em tempos de crise. Erroneamente, muitos gestores veem essas ações como desnecessária e acabam cortando-as nos primeiros indícios de crises e problemas internos. A curto prazo isso até pode funcionar e “apagar o incêndio”, mas a médio/longo prazo essa decisão poderá gerar sérios problemas a organização.

Um bom plano de comunicação, tanto interno quanto externo, serve para agregar valor à marca, dar voz a ela. O principal objetivo é, justamente, trazer os colaboradores, clientes e prospects para interagirem com a marca, convidando-os a fazerem parte dessa realidade. O que muitas pessoas não sabem é que em momentos de crise e problemas, seja na economia ou dentro da própria empresa, o que realmente irá manter os colaboradores focados e trabalhando em prol de uma melhoria para a organização, é a forma com que os gestores se comunicam e interagem com suas equipes.

Um colaborador motivado e integrado ao propósito da empresa, é um propagador da marca e dos serviços daquela instituição. Quando a empresa investe em comunicação interna, ela está investindo em seu capital humano.  

Comunicação interna como ferramenta estratégica

Em tempos de crise, e fora deles também, é essencial que todas as ações de comunicação da empresa sejam realizadas com base nos objetivos e estratégias da organização. Quando falamos de comunicação empresarial, é muito importante que ela seja trabalhada em vários canais, com os diferentes públicos e stakeholders, traçando tarefas de curto, médio e longo prazo.

Diante disso, a comunicação interna deve ser adotada como um canal importante para manter o contato com o colaborador, deixar ele alinhado com propósitos da empresa, e é claro, funcionar também como um canal de reconhecimento e divulgação dos avanços das equipes. A desmotivação e a falta de propósito podem gerar sérios problemas como:

  • Diminuição do desempenho e produtividade;
  • Faltas frequentes;
  • Conflitos internos;
  • Agravamento de crises internas;
  • Alta rotatividade de funcionários na empresa.

São problemas que impactam diretamente o negócio e o dia a dia da empresa e podem gerar danos para a imagem da organização, difíceis de serem revertidos. Uma empresa que valoriza seu capital humano é bem vista no mercado, além de ser desejada por outros profissionais.

Diante de uma crise econômica, é muito importante que os colaboradores se sintam seguros e amparados pelo local onde trabalham, e para que isso aconteça é preciso de comunicação e engajamento. Quando a empresa passa por dificuldades é importante manter seu público interno sempre conectado com a real situação, além de comunicar as medidas e estratégias que estão sendo projetadas para melhorar o cenário. Desta forma, as chances de ele se sentir integrante e responsável são muito maiores. Não adianta esperar comprometimento e parceria de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa, sem reconhecimento interno ou insatisfeito com seu ambiente de trabalho.

Como aplicar a comunicação interna na minha empresa?

Antes de mais nada é preciso que você esteja conectado com sua equipe e conheça bem o seu modelo de negócio. Não adianta querer iniciar um processo de comunicação interna se você não está alinhado ou não conhece o seu próprio negócio. O primeiro passo dessa jornada começa com um planejamento de comunicação interna, que deve ser elaborado com a equipe de comunicação e com os gestores de cada departamento, para que toda a empresa possa estar integrada e participar das ações. Além disso, é preciso que o planejamento tenha detalhado todos os objetivos, metas e tarefas que serão realizadas, em conjunto com as datas e prazos para os próximos passos.

Como planejamento e comunicação são tarefas desafiadoras, principalmente quando o objetivo é conquistar resultados, a dica é procurar quem entende do negócio. Nós da Agência Pavé somos especialistas em comunicação interna, além de contabilizarmos vários cases de sucesso, sabemos como elaborar e realizar ações para todos os níveis de equipe.

Venha tomar um café com a gente, vamos conversar mais sobre esse assunto!

Giovanna Sapienza – Comunicadora, jornalista e redatora da Agência Pavé. Amante de arte, livros e tecnologia. Trocar experiências, agregar pontos de vista e contar histórias é o seu forte.

Recent Posts