Como fazer eventos corporativos de sucesso

Home / Uncategorized / Como fazer eventos corporativos de sucesso

Como fazer eventos corporativos de sucesso

O ano começou e muitas empresas já iniciaram os preparativos para 2018. E a sua? Já pensou em organizar um evento para criar e aprofundar vínculos com o seu consumidor?

Um bom evento corporativo é uma verdadeira estratégia de marketing, com potencial para melhorar o relacionamento da empresa com seus parceiros e fornecedores, cativar e fidelizar clientes, e até mesmo promover uma integração entre os funcionários.

Não existe apenas um tipo, mas sim várias opções de eventos, que devem ser utilizados a favor de sua estratégia. As feiras, por exemplo, são excelentes para posicionar sua empresa no mercado. Os eventos de relacionamento são ótimos para estreitar laços com clientes ativos, estimulando e fortalecendo o networking, um bom exemplo disso são os coquetéis. Já um evento de conteúdo visa prospectar novos clientes, por isso ele é ideal para anunciar novidades, como por exemplo, um lançamento de produto.

Os eventos são uma excelente oportunidade para gerar novos negócios e aumentar a exposição da sua marca, pois são neles que os clientes notam o profissionalismo e a excelência do seu negócio.

Um bom planejamento é fundamental para um evento de sucesso

O primeiro passo é ter uma estratégia bem clara, que reflita o posicionamento que a sua marca busca, definindo objetivo e tema do evento.

O objetivo é o principal resultado que você quer alcançar, pode ser um novo posicionamento no mercado, uma maior prospecção de novos clientes ou mesmo estreitar o relacionamento com sua carteira de clientes.

Já o tema deve se basear em uma ideia, que pode ser transformada em uma frase/título. Ele facilita o entendimento do público sobre o que será abordado no evento, aumentando sua motivação e engajamento.

Para escolher o local do evento leve em consideração fatores como: localização, acessibilidade, instalações, segurança, ambientes internos e externos.

É fundamental considerar o número de pessoas que estarão presentes. Se o local for muito grande, elas ficarão dispersas, dando a impressão de que o evento foi um fracasso. E se for muito pequeno, os participantes não terão conforto.

O segredo é o equilíbrio. O melhor lugar não é o maior, e nem o mais luxuoso, mas o que melhor atende às necessidades do seu evento.

Depois, é preciso estipular o tamanho do seu orçamento, balanceando suas expectativas e os recursos disponíveis.

É muito importante fazer uma cotação com no mínimo três fornecedores e montar uma planilha com o orçamento completo do evento. Se possível, tente fechar parcerias com outras empresas para reduzir custos e não se esqueça de sempre contar com gastos extras caso aconteça algum imprevisto.

Objetivo, local e orçamento são os três aspectos mais básicos de qualquer evento, mas é justamente nos detalhes que você conquistará de fato seu público.

Detalhes que fazem toda a diferença

Receber cada convidado com atenção, sendo solícito, ajuda a criar uma boa imagem para garantir o sucesso do seu evento. Por isso, participe ativamente da organização e dê as coordenadas para que sua equipe esteja preparada para atender, informar e orientar o público de acordo com a proposta do evento. Não esqueça que, no mundo de eventos, tudo é encantamento.

É recomendável contratar um buffet especializado para fornecer quitutes e bebidas. Procure referências e fique atento em alguns pontos chaves, como: responsabilidade, pontualidade, criatividade, consistência e boas práticas de trabalho. Além disso, nunca aposte em um mesmo fornecedor para todas as atividades e tenha sempre um plano B caso algo dê errado.

Crie um ambiente agradável para seus convidados, onde as pessoas possam circular livremente e descansar em cadeiras e poltronas. Em alguns tipos de eventos corporativos, como no lançamento de um novo produto, também vale a pena investir em uma decoração mais arrojada.

Agora que você sabe mais da importância dos eventos corporativos, que tal contar com uma equipe criativa e competente para ajudar no seu? A Agência Pavé possui ampla experiência na realização dos mais diversos tipos de eventos e pode ajudar sua marca a impactar mais pessoas. Vamos construir um evento de sucesso juntos?

Texto de Flávio Nóbrega

Recent Posts